Mercado Sporting: um leão vai ser convidado renovar
Morita, 28 anos, no jogo com o Vietname, vitória japonesa por 4-2 na Taça Asiática. IMAGO/NURPHOTO

Mercado Sporting: um leão vai ser convidado renovar

NACIONAL20.01.202419:47

Renovação de Morita avança quando o japonês vier da Taça Asiática; aumento salarial e mais um ou dois anos de ligação para o médio

Hidemasa Morita vai receber um convite quando voltar da Taça Asiática: a administração do Sporting vai propor-lhe a renovação do contrato que termina em junho de 2026, uma intenção que tem desde que fechou o mercado de transferências de verão, foi entretanto adiada e ganha forma no próximo mês, quando o médio de 28 anos deixar de estar ao serviço da seleção do Japão.

30

As internacionalizações de Morita pelo Japão (com dois golos), as duas últimas já na Taça Asiática, na vitória com o Vietname (4-2) e na derrota com o Iraque (0-1). Quarta-feira há jogo com a Indonésia

Concentrada agora no mercado de inverno, a administração dos verdes e brancos vai em fevereiro agarrar os dossiês das renovações de alguns jogadores. No topo dessa lista está Morita, médio com lugar cativo no meio-campo leonino, por estes dias privado do internacional japonês que esta temporada tem já 19 jogos pelos verdes e brancos — 14 no campeonato e cinco na Liga Europa, num total de 1576 minutos e com um golo marcado, aproveitando o treinador Rúben Amorim para fazê-lo descansar nas taças, de Portugal e da Liga.

A revisão contratual contemplará natural aumento salarial. Morita está num patamar intermédio na folha de vencimentos do plantel verde e branco, na ordem dos 500 mil euros líquidos anuais, e deverá passar para um patamar mais elevado, na ordem dos 700/800 mil euros por temporada. A duração do vínculo vai também ter um aumento, de um ou dois anos, para 2027 ou 2028. A cláusula de rescisão do camisola 5 dos verdes e brancos está fixada nos 45 milhões de euros, valor que em Alvalade servia de referência para os médios mas que tem sido gradualmente atualizado, pelo que Hidemasa Morita deverá ver essa cláusula subir também para os 60 milhões de euros.

Valorizou 200 por cento

Quando chegou a Alvalade, a expectativa dos leões passava por Morita afirmar-se como um bom segunda linha, um elemento capaz de ser lançado a partir do banco e/ou de ser boa alternativa no meio-campo no caso de algumas indisponibilidades. O certo é que o japonês começou a ganhar terreno e afirmou-se como titular, daí também o reconhecimento verde e branco num jogador que teve valorização excecional.

Morita tem esta época 19 jogos pelo Sporting. IMAGO / AFLOSPORT

Logo em março de 2022, ainda com o mercado de verão a alguma distância, o Sporting começou a atacar Morita, numa altura em que a SAD do Santa Clara passava por indefinições. A administração leonina acabou por contratar o internacional japonês por 3,45 milhões de euros, numa altura em que o valor de mercado do jogador, segundo o site especializado Transfermarkt, era de 4 milhões. De lá para cá o médio já vale mais 8 milhões, valorização de 200 por cento para os 12 milhões de euros. 

A subida, num ano, foi em flecha. Dos 4 para os 7 milhões de euros em novembro de 2022; para os 10 milhões em março de 2023; para os atuais 12 milhões. Tudo números a justificarem o convite para renovar.