Luka Modric: uma lenda em queda e perto da saída do Real Madrid
Croata está a ter pouca utilização e caiu claramente nas opções no treinador, Carlo Ancelotti
Modric renovou por um ano com o Real Madrid no verão passado, altura em que o seu contrato anterior acabava. No entanto, já se poderá ter arrependido dessa decisão.
Tendo celebrado 38 anos no início desta temporada, já seria expectável que Modric não fosse titular indiscutível no meio-campo rejuvenescido dos blancos, devido ao crescimento de Tchouaméni, Camavinga e Valverde, à intemporalidade de Toni Kroos e às superlativas exibições de Jude Bellingham e até de Brahim Díaz.
Mas o croata nem sequer tem sido utilizado de forma regular como suplente e recentemente nem sai do banco de suplentes. Nos últimos três jogos, somou apenas 34 minutos de jogo.
Tal leva o jornal espanhol As a apontar: «O retrocesso de Luka foi particularmente evidente. Ser titular é quase uma quimera e jogar mais de meia parte é um sonho. E isso, em Luka, suscita o debate.»
De facto, como aponta a mesma fonte, do plantel de 20 jogadores do Real Madrid (sem contar com as ausências prolongadas de Éder Militão, David Alaba e Thibaut Courtois), Modric é o 16.º em termos de minutos somados na época.
Quando entra em campo, o jogador atua em média por 50 minutos, só foi titular em 15 dos 35 jogos do Real na época e, sobretudo, não saiu do banco de suplentes em seis ocasiões (na época passada foram só duas) e quatro dessas vezes ocorreram já este ano.
O técnico Carlo Ancelotti conta cada vez menos com Modric, já nem o coloca a realizar exercícios de aquecimento nos jogos, como explicou em conferência de imprensa após a vitória da última terça-feira com o Leipzig: «Um jovem como Guler, se aquecer e não jogar, não acontece nada; mas Modric, aos 39 anos, com cinco títulos da Liga dos Campeões e sendo uma lenda... Não posso fazer isso. Ele sabe disso.»
«Ele é uma lenda do futebol e deste clube. A decisão sobre a próxima época terá de a tomar ele», acrescentou depois Ancelotti. No entanto, como o As aponta, a continuidade nos merengues é bastante improvável e o croata deverá tomar uma decisão acerca do seu futuro em breve.