Luís Castro lidera com nove jogadores que passaram pela liga portuguesa

Botafogo Luís Castro lidera com nove jogadores que passaram pela liga portuguesa

INTERNACIONAL02.05.202312:50

O novo líder do Brasileirão é também a equipa, das 20, com mais jogadores com passagem pela liga portuguesa.

Luís Castro, treinador que a conhece bem, é o responsável. Dos nove, os médios Danilo Barbosa e Carlos Eduardo e o atacante Tiquinho Soares são titulares absolutos. Gustavo Sauer, Lucas Fernandes, Philipe Sampaio e Marçal também já foram utilizados na competição. Lucas Piazon e Gabriel Pires ainda não.


Castro, há um ano e um mês no clube, esculpiu a equipa ao seu modo: joga num 4x2x3x1, à partida sem portugueses na defesa, com dois a três no meio-campo e um, inevitável, no ataque. 


A defesa de Castro é composta pelo guarda-redes Lucas Perri, os argentinos Di Placido, lateral direito, e Victor Cuesta, central, Adryelson e o experiente Rafael. Com Di Placido lesionado antes do jogo com o Fla, Rafael mudou da esquerda para a direita e Marçal, ex-Torreense, Nacional e Benfica, foi chamado à esquerda. Philipe Sampaio (ex-Boavista, Feirense e Tondela) é o terceiro central, quando a ordem é jogar com um trio no eixo, ou Adryelson ou Cuesta se lesionam.


No meio, Danilo Barbosa, que passou por SC Braga e Benfica, e o ex-estorilista e ex-portista Carlos Eduardo (chamado, a seu pedido, apenas de Eduardo no Fogão), são indiscutíveis, assim como Tchê Tchê. O suplente imediato deste, entretanto, é Lucas Fernandes, cedido pelo Portimonense. Gustavo Sauer, ex-Boavista, começou como titular na ala direita mas perdeu o lugar para Victor Sá.


Na frente, a referência é Tiquinho Soares, ex-Nacional, ex-Vitória de Guimarães e ex-FC Porto. Lidera, com três golos, a lista de marcadores do Brasileirão, ao lado de Moisés (Fortaleza) e à frente, entre outros, de Hulk (Atlético Mineiro), com dois. No dérbi com o Fla, bisou. Danilo Barbosa completou o resultado. Antes, Eduardo já havia marcado no clássico com o São Paulo. Somadas Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, médio e atacante chegam ambos a cinco golos.


Gabriel Pires, emprestado pelo Benfica, e Lucas Piazon, cedido pelo SC Braga, têm jogado menos em 2023 mas são as exceções que confirmam a regra de que apostar em brasileiros da liga portuguesa dá resultado. «O mercado é hoje em dia global, estamos atentos a jogadores de todo o mundo que nos possam servir e Portugal faz parte desse mundo», disse Castro antes de começar a época.