Jogo terminou 1-1 e com muito suor e alguma sorte, os ‘gunners’ seguraram a sua liderança
No jogo grande da 18.ª jornada da Premier League, Liverpool e Arsenal não foram além de um empate (1-1) e continuarão separadas por um ponto no topo da classificação, com os gunners na frente.
Num jogo muito repartido em que ambas as equipas conseguiram, a espaços, impor o seu domínio, o Arsenal entrou da melhor maneira em campo, com um par de oportunidades e o golo de Gabriel Magalhães (4'), o seu primeiro da época.
O Liverpool demorou a entrar no jogo, mas, empurrado pelos seus adeptos, cresceu na partida e chegou ao empate através de um lance de génio do inevitável Mohammed Salah (29'), após passe magistral de Alexander-Arnold.
A 2.ª parte sorriu mais aos reds, que entraram com uma pressão sufocante, mas pecaram sempre na finalização ou na definição do último passe. A grande exibição de William Saliba também segurou o empate para o Arsenal.
O Liverpool ainda acertou duas vezes nos ferros, uma delas após um contra-ataque em que teve uma vantagem de quatro jogadores para um defesa, mas Arnold teve pontaria a mais.
A igualdade final mantém o Arsenal no 1.º posto, com 40 pontos, tendo o Liverpool e o Aston Villa 39.
Recorde as incidências da partida:
Final do encontro: Liverpool 1-1 Arsenal
Ninguém conseguiu desequilibrar a partida, mas as duas bolas que o Liverpool enviou aos ferros mostram que a equipa esteve mais perto da vitória. O Arsenal continua assim no 1.º lugar do campeonato.
90 - O árbitro dá cinco minutos de compensação.
85' - O Arsenal consegue controlar o jogo com uma troca de bola paciente, contrariando com os ataques frenéticos, quase anárquicos, do Liverpool.
73' - ARNOLD ATIRA À TRAVE. Num contra-ataque em que o Liverpool tinha uma vantagem de cinco jogadores para um defesa, Salah colocou em Arnold, que rematou com estrondo à barra.
71' - Elliott acereta no poste! Acabado de entrar no Liverpool, o jovem de 20 anos remata, a bola ainda desvia em Gabriel Magalhães e bate no poste.
70' - O jogo acalmou e nenhuma das equipas arrisca nesta fase.
61' - Primeiro ataque perigoso do Arsensal na 2.ª parte termina com um remate desenquadrado de Zinchenko.
55' - O Arsenal não consegue sair a jogar e Joe Gomez esteve muito perto de marcar o primeiro golo da sua carreira, com um remate em arco que passou perto do poste.
52' - Só dá Liverpool no segundo tempo, com o Liverpool a conseguir por várias vezes entrar na área do Arsenal.
Começa a 2.ª parte.
Intervalo: Liverpool 1-1 Arsenal
Jogo eletrizante, como se esperava. Gabriel Magalhães coroou um excelente início da partida para o Arsenal, mas o Liverpool cresceu e chegou à igualdade com justiça, graças ao inevitável Salah.
41' - Excelente oportunidade para Gabriel Martinelli, que não aproveitou a saída de Alisson da baliza para marcar.
35' - Substituição no Liverpool: Tsimikas sai lesionado e entra Joe Gómez. O lateral grego foi empurado por Saka e foi contra Jurgen Klopp, que caiu em cima do seu jogador.
Com este golo, Salah já tem 121 contribuições para golo em 120 jogos pelo Liverpool em Anfield - 88 golos e 33 assistências. Depois, Alexander-Arnold chegou à sua 57.ª assistência na Premier League, tantas como o seu colega Andy Robertson e mais do que qualquer outro defesa na história da competição.
Salah repõe o empate!
29' - QUE GOLAÇO DE SALAH. Alexander-Arnold faz um grande passe para o extremo, que faz o que quer de Zinchenko e remata com força para o fundo da baliza. E vão 16 golos na temporada para o egípcio.
27' - A velocidade vertiginosa das transições do Arsenal desmonta os posicionamentos defensivos do Liverpool, que não consegue controlar o trio atacante de Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus e Saka.
20' - Grande jogada do Arsenal, com vários jogadores da equipa a trocarem bem a bola, mas no final, Odegaard não finalizou da melhor maneira.
14' - Oportunidades para os dois lados. Primeiro, Gabriel Jesus rematou com perigo, mas por cima da baliza de Alisson, e no lance seguinte, Salah rematou com força, mas à malha lateral da baliza de Raya. Ainda assim, o Arsenal é a equipa mais confortável em campo.
O golo do Arsenal foi validado pelo VAR. Gabriel Magalhães estava em jogo por poucos centímetros.
4' - Livre lateral batido de forma exímia por Odegaard, para o cabeceamento certeiro de Gabriel Magalhães, que aproveita uma má saída de Alisson da baliza para marcar pela primeira vez na temporada.
Esta será a centésima vez que o Liverpool recebe o Arsenal num campeonato inglês: aconteceu por 97 vezes no primeiro escalão e por duas vezes no segundo. O primeiro encontro entre estas duas equipas em Anfield foi em 1894.
Os jogadores das duas equipas já chegaram ao estádio.
Este duelo não tem sido simpático para o Arsenal: sofreu pelo menos um golos nas últimas 15 vezes em que jogou com o Liverpool, vencendo em apenas duas, perdendo noutras sete e empatando seis.
Já a última vitória do Arsenal em Anfield foi em setembro de 2012, por 2-0, com Arsène Wenger no banco. Desde então, em encontros da Premier League, o Liverpool venceu sete jogos e empatou três.
Reds e gunners frente a frente para definir quem passa o Natal em primeiro, numa tarde de sábado em que haverá ainda: West Ham-Manchester United, Tottenham-Everton, Luton-Newcastle, Fulham-Burnley e Nottingham-Bournemouth.
O Liverpool chega a este encontro após um empate desapontante com o Manchester United (0-0), que representou, para os reds, o fim de uma série de 26 jogos consecutivos em casa a marcar. O Arsenal aproveitou esse deslize para vencer o Brighton (2-0) e saltar assim para a liderança do campeonato.
Já há onzes!
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold; Konaté, Van Dijk, Tsimikas; Wataru Endo, Szoboszlai, Curtis Jones; Mohamed Salah, Cody Gakpo, Luis Díaz.
Boa tarde. Pode acompanhar por aqui o duelo entre o Liverpool e o Arsenal pela 18.ª jornada da Premier League. Ambas as equipas querem passar o Natal na liderança do campeonato, sendo que os gunners têm 39 pontos, apenas mais um do que os reds.