Premier League: e no sapatinho… Liverpool-Arsenal pela liderança!
Foto Imago

ANTEVISÃO Premier League: e no sapatinho… Liverpool-Arsenal pela liderança!

INTERNACIONAL23.12.202307:30

Reds e gunners frente a frente para definir quem passa o Natal em primeiro, numa tarde de sábado em que haverá ainda: West Ham-Manchester United, Tottenham-Everton, Luton-Newcastle, Fulham-Burnley e Nottingham-Bournemouth.

Prenda de Natal antecipada para os adeptos da Premier League já este sábado com um duelo Liverpool-Arsenal, um frente a frente entre os dois emblemas que, nas últimas semanas, têm disputado o primeiro lugar da classificação da excitante liga inglesa.

Os ‘reds’ do noroeste perderam a liderança na última ronda depois do ensosso empate a zero com o Manchester United, tendo os gunners de Londres aproveitado a escorregadela do rival para reconquistar a posição derrotando o Brighton, por 2-0, no mesmo dia.

Para o Liverpool, aquele nulo com os red devils significou o fim da série de 26 jogos seguidos sempre a marcar, uma desilusão compensada a meio desta última semana com goleada diante do West Ham (5-1) em jogo da Taça da Liga.

Dura missão tem o Arsenal pela frente pois desloca-se a uma casa, Anfield, que tem sido implacável com os emblemas que a visitam – contas feitas, nos últimos 50 jogos como anfitrião, o Liverpool perdeu apenas um, somando 38 vitórias e 11 empates.

Certo é que, não obstante o mencionado (e raro) 0-0 do Manchester United-Liverpool da jornada anterior, nesta tarde de sábado, estarão em duelo duas equipas com apetência para o golo, tendo ambas marcado em 18 dos últimos 22 jogos entre elas na Premier League.

As semelhanças no momento atual, essas são muitas. Chegados à 18.ª ronda do campeonato, ambas têm 15 golos sofridos, sendo que os reds marcaram 36 e os gunners 35. Tem o Arsenal mais uma vitória (12 contra 11 do Liverpool), mas também mais uma derrota (2 contra 1). Os homens do Norte só ganham nos empates (5 contra 3 dos londrinos).

Igualmente garantido é que não haverá confronto lusitano neste jogo, uma vez que Diogo Jota (Liverpool) e Fábio Vieira (Arsenal) estão lesionados.

Este será o 240.º duelo entre as duas equipas e o Liverpool está, historicamente, em vantagem, com 93 vitórias contra 80 do Arsenal, havendo registo de 66 empates. Resumindo as contas aos 116 embates realizados em Anfield, há 61 vitórias do anfitrião, 27 do visitante e 28 igualdades. 

Refira-se, ainda, que o Arsenal, adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, não ganha em casa do Liverpool há mais de 11 anos, desde setembro de 2012, quando, ainda com Arsène Wenger no comando, os golos de Podolski e Santi Cazorla valeram a vitória londrina por 2-0. Desde então, em encontros da Premier League, os reds triunfaram em 7, havendo 3 empates, o último na época passada, por 2-2 (golos de Salah e Firmino para os da casa; e de Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus).

Liverpool

Sistema provável: 4x3x3

Onze provável: Kelleher; Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk e Tsimikas; Szoboszlai, Endo e Curtis Jones; Salah, Luís Díaz e Gakpo

LesionadosDiogo Jota, Bajcetic, Mac Allister, Matip, Robertson e Thiago

Suspensos:  

Em dúvida: Ryan Gravenberch

Em risco de exclusão:  –

A antevisão do treinador Jurgen Klopp: «Estou contente com tudo, mas se os adeptos podem fazer melhor, então que o mostrem. Só isso. Se me quiserem entender, muito bem, caso contrário, pronto. Nada mais tenho a dizer. O que eu disse foi que precisamos de Anfield este sábado contra o Arsenal. Isso é 100 por cento verdade e mal posso esperar pelo apito inicial.»

Figura: Mohamed Salah. Aqui e ali poderá ter perdido o estatuto de figura para outras estrelas como Darwin Nuñez ou Alexander-Arnold, mas a verdade é que o faraó voltou a ser o mais determinante do Liverpool, somando já 15 golos e 8 assistências na presente temporada.

Arsenal

Sistema provável: 4x3x3

Onze provável: Raya; Ben White, Gabriel Magalhães, Saliba e Zinchenko; Odegaard, Declan Rice e Kai Havertz; Bukayo Saka, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli

LesionadosFábio Vieira, Jorginho, Patey, Timbre, Tomiyasu 

Suspensos:  

Em dúvida: Mohamed Elneny

Em risco de exclusão:  –

Mikel Arteta, treinador do Arsenal. Foto: IMAGO/Uk Sports Pics Ltd

A antevisão do treinador Mikel Arteta: «Teremos certamente um ambiente especial para ambas as equipas e não há dúvidas que é um adversário forte. Vamos preparar-nos para vencer e lutar. Será um jogo intenso. É sempre bom estar na posição mais alta desta prova como é a Premier League. Vamos tentar manter isso, mas temos de ser inteligentes para gerir o jogo.»

Figura: Bukayo Saka. O goleador de serviço do Arsenal, com oito remates certeiros esta época, aos quais soma ainda 11 assistências. É o mais influente elemento dos ‘gunners’ e está ‘on fire’.

West Ham-Manchester United

Invicto há seis jogos em casa, será um West Ham ferido pela goleada sofrida na visita ao Arsenal a meio da semana (1-5) que este sábado recebe o Manchester United, de Bruno Fernandes, que chega a este duelo moralizado por ter travado o Liverpool (0-0) na jornada anterior.

Sabem os hammers que uma vitória, semelhante à que conseguiram já esta época frente ao conjunto de Ten Hag (1-0), fará com que ultrapassem os red devils na classificação. O West Ham é 9.º da Premier League, com 27 pontos; o Manchester United ocupa a 7.ª posição, com 28,

Tottenham-Everton

A decepcionante série de cinco jogos sem ganhar parece ultrapassada pelo Tottenham, agora que somou duas vitórias consecutivas, contra Newcastle e Nottingham. Pela frente, os Spurs de Ange Postecoglou terão o aguerrido e ferido no orgulho Everton, a quem foram retirados 10 pontos na secretaria, mas que não desiste de manter-se na zona da tabela onde o ar é respirável, somando a equipa dos portugueses Beto e Chermiti, 16 pontos, sete acima da linha de descida.

Nota importante: o Tottenham, que em caso de vitória pode ascender aos lugares que dão acesso à próxima Liga dos Campeões, é a única equipa que marcou em todos os jogos da Premier League 2023/2024.

Luton-Newcastle

O Newcastle, que foi eliminado da Taça da Liga inglesa a meio da semana pelo Chelsea (no desempate por penáltis), visita o Luton, equipa que viveu enorme choque na última jornada quando o seu capitão, Tom Lockyer, sofreu paragem cardíaca no duelo com o Bournemouth, interrompido por isso.

Os magpies, sextos com 29 pontos, querem aproximar-se da zona europeia da tabela, ao passo que o Luton, 18.º, com 9, desespera na zona de descida da Premier League.

Fulham-Burnley

O Fulham, de Marco Silva e João Palhinha, procura a quarta vitória seguida em casa - algo que não acontece desde 2006 - onde somou duas goleadas nas partidas anteriores, ambas por 5-0, com West Ham e Nottingham. E, a meio da semana, afastou o Everton nos quartos de final da Taça da Liga inglesa. Em grande nos cottagers está Willian que, caso marque este sábado, iguala recorde de Bobby Zamora de nove golos consecutivos no Craven Cottage em jogos de Premier League.

O adversário deste sábado é o Burnley, que vem de derrota com o Everton no último fim de semana e desespera no penúltimo lugar, com apenas oito pontos...

Nottingham-Bournemouth

É com novo timoneiro, o português Nuno Espírito Santo, e esperanças renovadas que o Nottingham, 17.º classificado da Premier League com 14 pontos, cinco acima da linha de descida, recebe o Bournemouth, 14.º, com 19, mas com um jogo a menos (o que foi interrompido na semana passada, com o Luton, na sequência de paragem cardíaca do capitão do Luton, Tom Lockyer.