Liga Europa: Mourinho e portugueses do Besiktas e Olympiakos entram em ação
Rafa Silva e Gedson Fernandes a celebrarem mais uma vitória do Besiktas com os seus adeptos

ANTEVISÃO Liga Europa: Mourinho e portugueses do Besiktas e Olympiakos entram em ação

INTERNACIONAL26.09.202408:00

Técnico do Fenerbahçe recebe os belgas do Union St. Gilloise, enquanto os turcos jogam em Amesterdão e os gregos em Lyon

Mais de três meses e meio depois a Liga Europa regressou, uma semana depois da Liga dos Campeões, e com um formato completamente diferente daquele a que estávamos habituados, embora igual à da principal competição europeia, chegando ao fim a era da fase de grupos, que foi substituída pela fase de liga.

Esta mudança significou também a adição de mais quatro equipas, passando de 32 para as atuais 36, onde FC Porto e SC Braga fazem parte. Os portistas já jogaram na última quarta-feira, tendo sido derrotados pelo Bodo/Glimt na Noruega, por 2-3, sendo que os bracarenses recebem o Maccabi Tel Aviv, esta quinta-feira.

Com este novo formato, as equipas da liga milionária deixaram de cair para a Liga Europa e isso pode ajudar os portugueses a conquistarem a competição. Segundo uma projeção feita pelo supercomputador da Opta, os dragões eram os favoritos a vencer o torneio, antes do início desta primeira jornada, com 17% de hipóteses, superando equipas como o Tottenham, Manchester United e Roma, enquanto os minhotos estavam apenas no 13.º lugar.

Neste segundo e último dia da primeira jornada da Liga Europa, entram em ação vários portugueses, sendo que o Fenerbahçe, de José Mourinho, é quem dá o pontapé de saída desta quinta-feira, ao receber o Union St. Gilloise, a partir das 17h45.

Os belgas, que também são adversários do SC Braga na competição, não venceram nenhum dos seus últimos quatro encontros, enquanto os turcos vêm de uma derrota pesada, em casa, frente ao campeão em título Galatasaray, por 1-3, sendo que o jogo foi tão intenso fora de campo como dentro dele. O técnico português foi alvo de provocações nas redes sociais pelo seu adversário e até falhou a conferência de imprensa no final do jogo, já tendo explicado a razão.

No outro jogo das 17h45, defrontam-se o Malmo e o Rangers, na Suécia, num momento não tão positivo para os escoceses, devido aos cinco pontos de diferença para o líder Celtic, à quinta jornada do campeonato. Já os suecos ocupam o primeiro lugar de forma isolada, com mais 11 pontos, embora mais um jogo, que o segundo classificado.

Para além da receção do SC Braga aos israelitas, ainda há mais outros seis grandes jogos, com outros portugueses em destaque. O Ajax recebe o Besiktas, de Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes, numa altura em que só jogou dois jogos no último mês, devido às greves da polícia em Amesterdão, resultado em adiamento de várias partidas. Com menos dois jogos do que o líder PSV, o clube soma 7 pontos em 4 jogos, tendo empatado este último a uma bola, no sábado.

Já os turcos ainda não perderam esta temporada, a nível nacional e internacional, somando seis vitórias e dois empates, incluindo uma goleada ao Galatasaray na final da Supertaça (5-0). Os três ex-Benfica têm sido titulares e participado diretamente nos golos, com Rafa a somar 4 golos e 3 assistências até agora, Gedson com 5 golos e ainda duas assistências, enquanto João Mário assistiu na última partida.

De seguida temos o Lyon-Olympiakos, sendo que Anthony Lopes está fora das opções de Pierre Sage e, do outro lado, Sérgio Oliveira, Chiquinho, Gelson Martins, Costinha e David Carmo contam todos para Mendilibar. Recordar que a equipa do técnico espanhol é adversária de ambos os clubes portugueses, tanto do FC Porto como do SC Braga, que é o primeiro a defrontá-la, a 3 de outubro.

Os franceses perderam três dos cinco jogos na Ligue 1 até agora, o último na receção ao Marselha, onde estiveram com mais um em campo desde os 5 minutos, mas os gregos também não estão melhor. Após a pausa internacional perderam cinco pontos, sendo que antes só somavam vitórias, caindo de primeiro para terceiro lugar.

Já sem portugueses, a Roma recebe o Athletic Bilbao, isto após o despedimento de De Rossi, que até pode ter resultado desportivamente, dado que os giallorossi venceram pela primeira vez esta temporada no jogo seguinte, noutra receção à Udinese (3-0). Recordar que os italianos são mais um dos oito adversários do SC Braga.

Já os bascos, depois de um começo um pouco atribulado, com um empate caseiro a uma bola ao Getafe e derrotas com o Barcelona e Atlético Madrid, venceram os restantes quatro jogos com equipas teoricamente mais acessíveis. Álvaro Djaló, ex-SC Braga, até se estreou a marcar pelo clube na última partida, no triunfo ao Celta de Vigo.

De regresso às competições europeias, após não o conseguir na época passada, está o Tottenham, que recebe o Qarabag, carrasco do SC Braga na competição em 2023/24. Os ingleses vêm de duas vitórias consecutivas, mas só somaram ainda sete pontos na Premier League, ocupando o 11.º lugar à quinta jornada. Derrotas com o Newcastle e Arsenal, para além do empate em Leicester, prejudicaram o seu arranque de época. Já a equipa do Azerbaijão está isolada no primeiro lugar do seu campeonato, com mais um ponto e um jogo que o segundo classificado.

Quase a acabar temos o Frankfurt-Plzen, com os alemães a conseguirem quatro vitórias em cinco jogos até ao momento, perdendo apenas fora com o Dortmund, enquanto os checos ocupam o terceiro lugar da liga, a cinco pontos do Slavia Praga, por quem foram derrotados este fim de semana.

Por fim, o Steaua Bucareste recebe o RFS, que está isolado no primeiro lugar do campeonato da Letónia, enquanto os campeões romenos tiveram um péssimo arranque de época, tendo sido eliminados da Liga dos Campeões pelo Sparta Praga e somando apenas 9 pontos nas primeiras 10 jornadas da liga.