SC Braga-Maccabi Telavive: pedra a pedra... na Pedreira dos (novos) sonhos
Estádio Municipal de Braga recebe, esta noite, o duelo entre SC Braga e Maccabi Telavive, da 1.ª jornada da Liga Europa

ANTEVISÃO SC Braga-Maccabi Telavive: pedra a pedra... na Pedreira dos (novos) sonhos

NACIONAL26.09.202408:00

Anfiteatro bracarense é palco da estreia dos guerreiros do Minho numa renovada edição da Liga Europa; formação de Carlos Carvalhal quer dar seguimento à caminhada muito meritória que percorreu até aqui e pretende começar a capitalizar pontos... para ver no que dá; israelitas também têm realizado época de grande nível

Quando o relógio marcar as 20 horas em Portugal Continental, o SC Braga estrear-se-á na nova edição da Liga Europa. A Pedreira, mítico palco dos guerreiros do Minho, é o cenário do duelo frente ao Maccabi Telavive, na 1.ª jornada da prova.

Começa agora uma nova vida da segunda prova mais importante de clubes da UEFA, isto porque, ao contrário do que acontecia até aqui, as equipas estão todas num só agrupamento e não divididas em vários grupos. Agora, cada equipa realiza 8 jogos (ao invés dos 6 que realizava antigamente), sendo que os oito primeiro classificados apuram-se automaticamente para os oitavos de final. Mas das 36 equipas em prova, haverá mais oito que seguirão também em frente na competição: as que ficarem classificadas do 9.º ao 24.º lugar da agora designada fase Liga medirão forças num play-off a duas mãos - as melhores classificadas na fase Liga serão cabeças de série nesta fase intermédia -, sendo que os oito clubes vencedores desse mesmo play-off juntam-se aos já apurados diretamente através da fase Liga.

Ditou o sorteio que o SC Braga tenha como adversários, nesta fase Liga, Maccabi Telavive (Israel), em casa, Olympiakos (Grécia), fora, Bodo/Glimt (Noruega), em casa, Elfsborg (Suécia), fora, Hoffenheim (Alemanha), em casa), Roma (Itália), fora, Union St. Gilloise (Bélgica), fora, e Lazio (Itália), em casa. Até final do mês de janeiro, vai ser um fartote de jogos europeus...

E haverá melhor do que entrar com o pé direito? Logicamente que não. É, por isso, bastante claro que o SC Braga quer bater o Maccabi Telavive e somar os primeiros três pontos de uma caminhada que se deseja triunfal. A calcar pedra a pedra... na Pedreira dos sonhos.

SC BRAGA

Os guerreiros do Minho chegam a esta partida altamente motivados. Depois de três jogos consecutivos sem vencerem - empates com Rapid Viena (2-2) e Gil Vicente (0-0) e derrota frente ao Vitória de Guimarães (0-2) -, conseguiram um triunfo categórico diante do Nacional (3-0), na passada sexta-feira.

Mas é também a olhar para o passado recente europeu que o SC Braga pode motivar-se ainda mais para a receção ao conjunto israelita. Afinal, até chegar a esta fase Liga, o emblema minhoto teve de ultrapassar duas pré-eliminatórias e um play-off. E fê-lo com distinção. Maccabi Petah Tikva (2-0 e 5-0), Servette (0-0 e 2-1) e Rapid Viena (2-1 e 2-2) foram os adversários que ficaram pelo caminho e, dessa forma, a formação orientada por Carlos Carvalhal garantiu um dos principais objetivos traçados para esta temporada.

A antevisão de Carlos Carvalhal (treinador do SC Braga):

E se o mais importante é sempre o coletivo, claro está, não deixa de ser interessante realçar que Carlos Carvalhal terá um registo pessoal que o motivará ainda mais para o encontro desta noite: o técnico vai chegar ao jogo 800 na carreira. Um percurso que já vai longo, mas que tem sido recheado de êxitos e promete estar para durar. Afinal, Carvalhal tem apenas 58 anos de idade. E depois do jogo de hoje, 800 já ninguém lhos tira... Parabéns, mister!

Equipa provável (4x2x3x1):

Matheus (1); João Ferreira (13), Niakaté (4), Bright Arrey-Mbi (26) e Adrián Marín (19); Vítor Carvalho (6) e André Horta (10); Bruma (7), Ricardo Horta (21) e Gharbi (20); El Ouazzani (9)

Lesionados: Robson Bambu (3), João Moutinho (8), Paulo Oliveira (15) e Rodrigo Zalazar (16)

Castigados: -

MACCABI TELAVIVE:

Se o SC Braga chega motivado a este duelo, o Maccabi não fica (nada) atrás. Afinal, a formação orientada pelo sérvio Zarko Lazetic está a fazer um arranque de época de grande nível, com 9 vitórias nos primeiros 11 jogos oficiais (um empate e uma derrota).

A campanha do Maccabi em 2024/2025 iniciou-se com a conquista da Supertaça de Israel, após o triunfo frente ao Maccabi Petah Tivka (adversário do SC Braga na 2.ª pré-eliminatória desta Liga Europa), por 2-0. Seguiu-se a 2.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, sendo que aí o Maccabi Telavive não foi feliz, uma vez que acabou por ser eliminado pelos romenos do Steaua Bucareste (1-1 e 0-1).

Mas, a partir daí, foi sempre a somar: oito vitórias consecutivas - 2-0 e 3-1 ao Panevezys (Lituânia), na 3.ª pré-eliminatória desta Liga Europa, 3-0 e 5-1 ao Backa Topola (Sérvia), no play-off desta Liga Europa, e depois, sempre para o Campeonato de Israel, diante de Maccabi Petah Tikva (3-0), Hapoel Beer Sheva (1-0), Hapoel Katamon (1-0) e Ashdod (2-0).

Contas feitas, o Maccabi Telavive leva 11 jogos, 9 vitórias, um empate e uma derrota. Contabiliza 24 golos marcados e apenas cinco sofridos. Números que atestam bem da qualidade do adversário do SC Braga esta noite e que, mesmo sendo desconhecida para muitos, trata-se de uma equipa com argumentos para ousar colocar em causa o teórico favoritismo dos guerreiros do Minho. Todos os cuidados serão poucos...

Equipa provável (4x3x3):

Roi Mishpati (90); Idan Nachmias (5), Tyrese Asante (6), Nemanja Stojic (18) e Roy Revivo (3); Gabi Kanichowsky (16), Issouf Sissokho (28) e Hisham Layous (33); Osher Davida (77), Dor Turgeman (9) e Ido Shahar (36)