Liga dos Campeões: as contas de Benfica, FC Porto e SC Braga

Liga dos Campeões: as contas de Benfica, FC Porto e SC Braga

INTERNACIONAL08.11.202323:06

Fechada a 4.ª jornada da Liga dos Campeões, os três representantes portugueses fazem contas à vida, com perspetivas bem diferentes. O Benfica está afastado dos oitavos de final, de resto, mas tem de lutar ainda pela Liga Europa. O SC Braga está em situação difícil, mas continua na luta pela continuidade na principal competição europeia de clubes. O FC Porto partilha a liderança do grupo com o Barcelona e está, por isso, em situação distinta.

Vamos à matemática...

As contas do Benfica

Afastadas matematicamente dos oitavos de final da Champions, resta às águias lutar pelo terceiro lugar e passagem à Liga Europa. Nesse sentido, foi positiva a vitória, horas depois do descalabro em San Sebastián, do Inter na Áustria, frente ao Salzburgo. Dessa forma, o Benfica precisa, na próxima jornada (recebe o Inter), de fazer pelo menos os mesmos pontos do Salzburgo (visita a Real Sociedad) para poder resolver o apuramento fora frente ao rival na sexta jornada, onde terá sempre de vencer. De preferência fará mais pontos recuperará terreno na quinta ronda para não ter de ir à Áustria ganhar por três golos de diferença.

As contas do SC Braga

O empate do Nápoles mantém os guerreiros com hipóteses de chegarem aos oitavos de final, que passam obrigatoriamente por ganhar em Itália na última jornada. Mas isso só será suficiente se na próxima ronda o SC Braga fizer, na receção ao Union Berlim, mais pontos que o Nápoles na visita ao Real Madrid. O terceiro lugar do grupo ficará garantido na próxima ronda com triunfo sobre os alemães.

As contas do FC Porto

A vitória sobre o Antuérpia garantiu na pior das hipóteses o terceiro lugar e a passagem à Liga Europa, mas os dragões estão em boas condições de continuarem na Champions. Pode acontecer já na próxima ronda — teriam no mínimo de empatar em Barcelona, e pode não chegar, precisam sempre de fazer mais pontos que o Shakhtar — ou na receção aos ucranianos, onde um empate será sempre suficiente.