França Lens vence com reviravolta em Lorient e inviabiliza festa do PSG já este domingo
O Lens, formação orientada pro Franck Haise, manteve na tarde deste domingo em aberto a discussão do título de campeão da Ligue 1 da presente temporada, ao ir ao Estádio Moustoir, em Lorient (França), bater a equipa local, treinada por Regis Le Bris, por 3-1, e cimentar o segundo lugar da classificação, a três pontos de distância do campeão e líder, o Paris Saint-Germain, que só mais tarde (19.45 horas) jogará, em Auxerre, nesta 36.ª jornada do campeonato francês.
Romain Faivre colocou o Lorient em vantagem (1-0) logo aos 6’, mas os visitantes deram a volta ao marcador. Aos 20’, o médio Florian Sotoca igualou (1-1) para o Lens, que se colocou em vantagem cinco minutos volvidos (1-2, aos 25’), com um golo de Adrien Thomasson. A vitória seria confirmada sobre a hora, aos 87’, com novo tento para os visitantes (1-3), da autoria do costa-marfinense Seko Fofana.
Com o triunfo, o Lens soma 78 pontos em 36 jogos, e está a três pontos do PSG, que soma 81 pontos, mas tem menos um jogo (35 disputados). Refira-se que o médio português David Costa, de 22 anos, foi lançado por Franck Haise, do banco de suplentes, para o relvado, no tempo de compensação em Lorient (90+2').
Mesmo que os parisienses vençam em Auxerre, ficarão com os mesmos seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado que tinham antes desta jornada, com duas rondas ainda por serem jogadas, pelo que o Lens ainda poderá igualar o PSG, ganhando as duas últimas partidas… e esperando que a equipa orientada por Christophe Galtier averbe dois desaires.
O primeiro critério de desempate, em caso de igualdade pontual, é o saldo de golos. E nesta altura, o PSG ostenta 84 marcados para 35 sofridos, um saldo positivo de 49 golos… enquanto o Lens tem menos 15 golos do que os da capital, com um saldo de 34 golos positivos – 62 tentos marcados, 28 sofridos. É quase… mas o PSG ainda não poderá ser desde já declarado campeão, mesmo vencendo em Auxerre neste domingo à noite (19.45 horas).
O Racing Club Lens congratulou-se já, entretanto, na sua conta na rede social Twitter, com a ida à Champions, o que não conseguia há 20 anos (desde 2003), numa publicação que, uma vez detetado o erro (de ainda não estar garantida) foi apagada pelos responsáveis. Só os dois primeiros da Ligue 1 irão diretos à fase de grupos, e o Lens ainda não tem seguro o segundo lugar: o Marselha, terceiro, está a cinco pontos (soma 73 pontos) e ainda pode ultrapassar o Lens nas duas jornadas que faltam… mas também o terceiro classificado se apura, como em Portugal para disputar as eliminatórias de acesso à Champions.