Lembra-se do último português a marcar ao FC Porto na Luz para a Liga?

Benfica Lembra-se do último português a marcar ao FC Porto na Luz para a Liga?

NACIONAL07.04.202310:54

Esta temporada, o Benfica tem um treinador estrangeiro - o que não acontecia desde 2008, com o espanhol Quique Flores -, mas, curiosamente, está mais português.

A equipa presumivelmente titular no jogo de hoje terá seis portugueses - António Silva, Chiquinho, Florentino, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos. Na época passada, o Benfica que recebeu o FC  Porto para o Campeonato (e perdeu 0-1) só teve Gil Dias e Gonçalo Ramos como portugueses titulares. Em 2021 (1-1) foram Diogo Gonçalves, Pizzi e Rafa. Só em 2019 (0-2), com Bruno Lage, entraram de início seis portugueses - Nuno Tavares, Rúben Dias, Ferro, Florentino, Pizzi e Rafa.

Este é um dado interessante no reinado do alemão Roger Schmidt e que dirá alguma coisa aos adeptos. Paralelamente, e não menos importante, Roger Schmidt tem tentado potenciar os jovens, também portugueses, da formação. Lançou António Silva, consolidou Gonçalo Ramos, recuperou Florentino Luís e está a dar minutos a, por exemplo, João Neves e até  a Cher Ndour, médio que ainda não faz parte do plantel principal.

Hoje, frente ao FC Porto, boa parte da esperança da equipa estará nos golos de Gonçalo Ramos. O goleador português já fez 17 neste campeonato. E lidera a tabela dos melhores marcadores juntamente com o colega João Mário,  igualmente com 17.

No que diz respeito a golos portugueses em clássicos na Luz com o FC Porto, a última vez que houve um jogador português do Benfica a festejar sucedeu a 16 de abril de 2014, na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal (que o Benfica haveria de vencer, por 1-0, numa final com o Rio Ave).

As águias derrotaram o rival por 3-1, com golos dos argentinos Eduardo Salvio e Enzo Pérez e de... André Gomes. Pelos azuis e brancos marcou Silvestre Varela. Mas se limitarmos a pesquisa aos Benfica-FC Porto de Campeonato, temos de recuar até 2004 para encontrar um golo português do Benfica - no 1-1 da 22.ª jornada da época de 2003/2004. Pelo FC Porto festejou Costinha e pelo Benfica Simão Sabrosa, atual diretor para as relações internacionais das águias.