Leão mais eficaz reacendeu a discussão pelo título feminino
Brittany Raphino, do Sporting, celebra com as suas companheiras em jogo pela Liga de futebol feminino. Foto: João Bravo/Sports Press Photo.
Foto: IMAGO

Leão mais eficaz reacendeu a discussão pelo título feminino

Sporting venceu o dérbi pela segunda volta da Liga feminina e aproximou-se da liderança, ocupada pelo Benfica, que reduziu para dois pontos com três jornadas por disputar

O dérbi que praticamente tudo poderia decidir acabou por deixar…tudo mais próximo: o Benfica chegava ao segundo dérbi consecutivo, duas semanas depois de se ter colocado em vantagem na primeira mão da Taça de Portugal com um triunfo por 1-0, no Seixal, com o aliciante de poder praticamente sentenciar as contas do título nacional, com a perspetiva de aumentar a distância para oito pontos para o seu rival em caso de vitória. No entanto, o Sporting agarrou a derradeira oportunidade e relançou a discussão.

O início da disputa entre duas equipas que muito bem se conhecem e se defrontavam pela terceira vez (de um total de cinco) começou com natural respeito mútuo até que aos 16 minutos Marie-Yasmine Alidou fez tremer o travessão e iniciou um período de superioridade da águia que terminou com um golo…do Sporting, num excelente aproveitamento da profundidade com abertura de Olivia Smith para finalização da fisicamente potente Brittany Raphino aos 28’.

As águias procuraram reassumir algum controlo, mas as leoas revelavam-se mais astutas e ainda voltaram a marcar antes do intervalo, novamente com Raphino em evidência e a assistir Joana Martins para o 2-0. A segunda parte foi ainda mais intensa, com o Benfica a intensificar esforços no seu ataque e a ter um golo invalidado por fora de jogo a Lais Araújo, logo após o reatamento, antes de, finalmente, atirar a contar - e desta feita a valer -, num penálti convertido por Carole Costa aos 54’.

As tricampeãs nacionais pareciam ganhar nova vida e tiveram nova finalização invalidada, desta feita a Jéssica Silva, para alívio das verdes e brancas, que assim mantiveram a vantagem em seu poder e sentenciaram a partida com o 3-1, através de excelente execução de Olivia Smith, aos 74 minutos. Kika Nazareth teve ainda um remate travado pelo poste, aos 84, e o Benfica não conseguiu voltar a reaproximar-se até final.

O Sporting venceu, assim, o segundo dérbi a contar para o campeonato – já havia vencido na primeira volta, no Seixal – e reacende a luta pelo título, reduzindo distâncias para dois pontos ainda com nove por disputar.