Benfica pronto para o dérbi: «Sabemos da importância que pode ter para as contas»
A treinadora do Benfica, Filipa Patão, celebra a conquista da Taça da Liga em futebol. Foto: Imago.

Benfica pronto para o dérbi: «Sabemos da importância que pode ter para as contas»

Filipa Patão garante uma águia determinada em vencer em casa do Sporting no segundo de quatro dérbis no espaço de um mês; em caso de vitória, encarnadas ficam com oito pontos de vantagem, com nove por disputar no campeonato

Pouco mais de duas semanas depois de Benfica e Sporting se terem defrontado pela primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal feminina, as duas equipas voltam a defrontar-se, desta feita pela 19.ª jornada da Liga e com o obstáculo adicional de não terem disposto de muitos dias de preparação face aos compromissos das seleções nacionais, que se prolongaram pelo decorrer da semana. Apesar dessa situação, a treinadora benfiquista, Filipa Patão mostrou-se otimista para o dérbi que se avizinha.

«É um momento totalmente diferente daquele em que jogámos com o Sporting anteriormente, vínhamos de um jogo de Liga dos Campeões e agora vimos de uma paragem para a seleção. É engraçado que, em ambos os casos, com pouco trabalho com a equipa para poder preparar o jogo (sorri) e para uma competição diferente, na qual partimos com cinco pontos de vantagem e sabemos da importância que, muito possivelmente, este jogo vai ter para as contas do campeonato», admitiu, durante a antevisão à partida, no Seixal.

Este dérbi será o segundo de três embates consecutivos entre as duas equipas que, logo no início do próximo mês, se defrontam também pela final da Taça da Liga. Muitos jogos importantes condensados em poucos dias e, sublinha a treinadora das águias, estas têm em aberto a possibilidade de «ganhar todas as competições internamente este ano», podendo juntar à Supertaça a revalidação da Liga BPI e também as duas Taças, da Liga e de Portugal, nas quais se encontra ainda em prova.

«São vários os jogos que temos contra o Sporting, de competições diferentes e, felizmente, posso dizer que tenho 30 jogadoras disponíveis em que todas elas têm muita qualidade e estão preparadas, nesta fase da época, para o que aí vem. Temos a possibilidade de ganhar todas as competições internamente este ano e temos um plantel com qualidade, disponível – neste momento, temos apenas uma indisponível – para conseguirmos atacar todas as frentes e, a partir daí, tomar decisões conforme cada jogo», planeou Filipa Patão.

Quatro dérbis em pouco mais de um mês é uma situação pouco comum, mas a treinadora encarnada considera que cada um tem histórias e contextos diferentes aos quais há que ter particular atenção. «Vamos moldando em termos de estratégia. Não gosto de falar de táticas, gosto de falar em princípios e dinâmicas que vão alterando de jogo para jogo e para este último jogo é exatamente a mesma questão, que é naquilo que fizemos dentro dos vários momentos que o jogo teve», comparou, rigorosa.

No último embate com as leoas, que o Benfica venceu por 1-0 há duas semanas, no Benfica Futebol Campus, Filipa Patão traçou que «tivemos alguns momentos de pressão em que deveríamos ter sido um pouco mais detalhadas nas trocas posicionais que devíamos ter, na comunicação entre as jogadoras». Com efeito, «pequenos pormenores» que espera ver melhorados em prol de uma vitória que poderá praticamente sentenciar o título nacional – em caso de triunfo, as águias ficarão com oito pontos de vantagem, com nove por disputar.