18 dezembro 2023, 16:35
Barcelona: Joan Laporta mantém confiança total em Xavi
Presidente dos ‘culés’ defendeu o seu treinador e revelou também um desejo para o mercado de inverno
Almería esteve a perder por duas vezes, mas por duas vezes chegou ao empate. Só não conseguiu parar Sergi Roberto que, com dois golos, deu a vitória à equipa de João Félix e João Cancelo
O Barcelona certamente não esperava ter de batalhar tanto para vencer (3-2) o último classificado da La Liga, o Almería, na 18.ª jornada do campeonato. João Cancelo e João Félix foram titulares pelos blaugrana, enquanto que Luís Maximiano começou na baliza adversária.
E desde cedo que o jogador formado no Sporting foi uma dor de cabeça constante para os avançados do Barcelona, mas nem ele conseguiu impedir o golo de Raphinha (33’), na recarga a uma grande defesa sua.
O guardião português esteve sempre atento e permitiu que o Almería empatasse antes do intervalo (41’), com Léo Baptistão a marcar um golo com classe, aproveitando um erro de Ronald Araújo.
Desinspirado, João Félix saiu ao intervalo e os blaugrana entraram bem na 2.ª parte, pressionando o adversário até chegarem novamente à vantagem, através de um cabeceamento indefensável de Sergi Roberto (60’) - Raphinha, depois de marcar o primeiro golo da sua equipa, fez aqui a assistência para o segundo.
Mas os culés não davam descanso a si mesmos e, talvez por estarmos na época natalícia, ofereceram o golo do empate ao Almería, marcado por Edgar González (71’), graças a uma falha de comunicação entre Ronald Araújo e Iñaki Peña.
Um Barcelona frustrado teve de voltar a pôr o pé no acelerador e, após Gundogan falhar o golo à boca da baliza, Sergi Roberto aproveitou um excelente passe de Lewandowski, bisou na partida e garantiu a vitória da equipa de Xavi.
Após uma derrota com o Girona (2-4) e um empate em Valência (1-1), o Barcelona voltou aos triunfos e ultrapassou o Atlético de Madrid no 3.º lugar, tendo agora 38 pontos.
Já o Almería continua na lanterna-vermelha da La Liga, com apenas cinco pontos.
Final do encontro: Barcelona 3-2 Almería
Um bis de Sergi Roberto deu a vitória ao Barça. As defesas de Luís Maximiano e os erros defensivos do Barcelona ainda fizeram o Almería sonhar com um resultado positivo, mas a equipa somou a 13.ª derrota no campeonato.
90+3' - Sergi Roberto acerta na trave. O espanhol quase chegou ao hat-trick, mas teve pontaria a mais.
86' - Iñaki Peña segura a vitória! Espanhol a demonstrar excelentes reflexos ao impedir o golo do empate do Almería.
83' - Lewandowski faz uma excelente assistência para Sergi Roberto, que fugiu aos defesas e não falhou perante a saída da baliza de Maximiano.
78' - Inacreditável o que perde o Barcelona! Cancelo trabalha bem na direita e cruza para um segundo poste desgovernado, mas Lewandowski não cabeceia nas melhores condições e Gundogan falha depois o desvio a menos de um metro da baliza.
71' - Que oferta de Ronald Araújo! Num lance controlado por Iñaki Peña, Ronald Aráujo choca contra o seu colega, que larga a bola e deixa que Edgar González remate para uma baliza vazia.
60' - Novamente num pontapé de canto (agora batido por Raphinha, que já marcara), Sergi Roberto fez o golo com um cabeceamento indefensável para Maximiano.
48' - Maximiano faz mais duas defesas! O guarda-redes português está a rubricar uma exibição de alto nível.
46' - João Félix é substituído ao intervalo. O português dá o lugar a Ferrán Torres. Para além disso, Koundé entrou para o lugar de Christensen.
Intervalo: Barcelona 1-1 Almería
O Barcelona peca na produção ofensiva e não dá seguranças a defender, algo que o resultado ao intervalo espelha na perfeição. Luís Maximiano já fez três grandes defesas.
45+2' - Léo Baptistão quase bisa na partida. Ramazani faz um bom passe de calcanhar e o brasileiro remata com muito perigo.
Léo Baptistão fez o seu quarto golo da época. Curiosamente, só marcou a equipas nos quatro primeiros lugares da La Liga: depois do Barcelona, bisou contra o Girona e marcou ao Atlético de Madrid.
41' - Léo Baptistão faz o 1-1 com uma finalização recheada de classe. Sérgio Arribas isolou o avançado brasileiro, que não tremeu no duelo individual com Iñaki Peña, picando a bola sobre o guardião.
37' - Gigante defesa de Maximiano! A defesa do Almería quis oferecer o 2-0 ao perder a bola na sua grande área, Lwandowski rematou forte e colocado, mas o guardião, com excelentes reflexos, impediu o golo.
Raphina fez apenas o seu terceiro golo na época. O ex-jogador do Sporting e do Vitória SC não marcava desde setembro.
33' - Num pontapé de canto, Ronaldo Araújo cabeceia para nova (grande) intervenção de Maximiano, mas Raphinha surge na recarga e, com a baliza à sua mercê, não perdoou. O golo disfarça o pobre jogo ofensivo do Barça até ao momento.
30' - Já se ouvem assobios dos adeptos blaugrana ao jogo da sua equipa.
29' - Dada a ineficácia do Barcelona, é o Almería quem cresce no jogo e consegue circular a bola no meio-campo adversário.
20' - O Barcelona só circula a bola sem criar oportunidades de golo devido à coesão defensiva do Almería, que vai afastando o perigo da sua grande área.
11' - Cancelo remata para defesa de Maximiano. As debilidades defensivas do Almería começam-se a notar, mas o guardião português vai mantendo o empate.
7' - Que defesa de Maximiano! Sergi Roberto cabeceia completamente à vontade no meio da área, mas o português defende a bola com reflexos felinos.
6' - João Félix assume a marcação de um livre na quina da área, mas remata a bola muito por cima.
18 dezembro 2023, 16:35
Presidente dos ‘culés’ defendeu o seu treinador e revelou também um desejo para o mercado de inverno
Barcelona: Iñaki Peña; João Cancelo, Ronald Araújo, Christensen, Alejandro Baldé; Gundogan, Sergi Roberto, Fermín López; Raphinha, Lewandowski, João Félix.
Almería: Luís Maximiano; Alejandro Pozo, Chumi, César Montes, Edgar González, Akieme; Sergio Arribas, Dion Lopy, Idrissu Bab, Largie Ramazani; Léo Baptistão.
Boa tarde. Pode seguir aqui o jogo entre Barcelona e Almería para a 18.ª jornada da La Liga. A equipa de João Félix e João Cancelo não vence há três jogos e pode ultrapassar o Atlético de Madrid no 3.º lugar, caso ganhe ao último classificado do campeonato, que tem apenas cinco pontos.