Derlei é figura de peso para ajudar a alavancar o projeto desportivo dos poveiros; sócios vão votar alteração de modelo societário no próximo dia 22
Derlei, nome incontornável da história do futebol português que passou por clubes como União de Leiria, FC Porto, Benfica e Sporting - durante o seu percurso em solo lusitano conquistou Liga (2), Taça de Portugal (2), Supertaça Cândido de Oliveira 4), Liga dos Campeões (1), Liga Europa (1) e Taça Intercontinental (1) -, é um dos rostos do novo projeto que o Varzim pretende implementar num futuro próximo.
O antigo avançado brasileiro, agora com 48 anos de idade, faz parte da equipa de acionistas que tem como objetivo investir no emblema poveiro, no caso, através da criação de uma SAD.
Neste processo, refira-se, está também envolvido Ulisses Jorge, reconhecido empresário FIFA e que agencia, entre outros, Éder Militão, antigo jogador do FC Porto e que alinha no Real Madrid.
Dirigentes do emblema poveiro pretendem alteração de modelo de gestão e vão apresentar projeto aos sócios do clube; Assembleia Geral deverá realizar-se em dezembro; ideia passa por ter injeção de capital externo para que os varzinistas possam regressar à elite nacional
André Geraldes, atual diretor geral da SDUQ do Varzim, puxou dos galões que a sua experiência no mundo do futebol lhe confere - esteve durante cinco anos no Sporting e, depois, teve enorme sucesso no Farense e no Estrela da Amadora, clubes que ajudou a subir de divisão (os algarvios à Liga, os tricolores à Liga 2) - e abriu, literalmente, as portas do emblema poveiro à entrada dos novos acionistas para que, dessa forma, o clube possa ficar dotado de todas as condições financeiras para poder consubstanciar as ideias dos seus dirigentes e voltar aos mais altos patamares do futebol português num curto espaço de tempo.
Mas, para que esse cenário possa vir a ser uma realidade, é necessária, naturalmente, a aprovação dos sócios varzinistas. Para o efeito, está marcada para o próximo dia 22 uma Assembleia Geral Extraordinária, que irá decorrer a partir das 20.30 horas, no Pavilhão da Associação Cultural e Recreativa da Matriz, na Póvoa de Varzim, e, nessa altura, os associados serão chamados a votar sobre a alteração do modelo societário, tendo a possibilidade de dar o seu aval à mudança da atual SDUQ para a futura SAD.
Se tal acontecer, então o Varzim fica com as portas escancaradas para receber uma importante injeção de capital que permitirá ao clube passar a dispor de meios financeiros para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, mas que, como se percebe, carece de suporte económico para crescer ainda mais.
Caso os sócios varzinistas aprovem a mudança para SAD, então a empresa Universal Sports (cujos rostos neste projeto são Ulisses Jorge e Derlei) passará a deter 53% do capital social da sociedade, ficando o Varzim com 35%, Edgar Pinho (atual presidente do clube) com 10% e outros dois acionistas (um nomeado pelo Varzim e outro pela referida empresa) com os restantes 2%.
Derlei e Ulisses Jorge fizeram questão de marcar presença na última sessão de esclarecimento dinamizada pelo clube junto dos seus associados, dando, assim, a cara por um projeto idealizado por André Geraldes e corroborado por Edgar Pinho e que visa devolver o emblema poveiro à glória do passado.
Recorde-se que o Varzim disputa, atualmente, a Série A da Liga 3, tendo como grande objetivo subir à Liga 2 e regressar, na época 2024/2025, aos escalões profissionais do futebol português.