João Félix iguala Cristiano Ronaldo
Félix e Ronaldo na Seleção Nacional (IMAGO)

João Félix iguala Cristiano Ronaldo

INTERNACIONAL21.08.202417:45

Só dois portugueses tiveram mais de uma transferência acima dos 50 milhões de euros: CR e JF. E só dois estrangeiros os ultrapassam: Neymar e Lukaku

O título deste texto é forçado, se analisarmos apenas golos, jogos, títulos, mediatismo. Não é, porém, disso que falamos quando dizemos que João Félix iguala Cristiano Ronaldo. É que iguala mesmo. Não, repete-se, em valor futebolístico, pois aí CR7 é praticamente imbatível e só jogadores como Lionel Messi, por exemplo, lutarão com ele, antes por Félix se tornar, com esta saída para o Chelsea, como um dos dois únicos portugueses com mais de uma transferência acima dos 50 milhões de euros.

O outro, claro, é Ronaldo. Saiu do Manchester United para o Real Madrid por 94 milhões de euros no verão de 2009 e, nove anos depois, em 2018, passou para a Juventus por 117 milhões de euros. As duas transferência de Ronaldo somam 211 milhões de euros.

João Félix saiu, em 2019, do Benfica para o Atlético Madrid por 120 milhões de euros (ou 126 ou 127,2, como chega a ser referido) e agora vai para o Chelsea por 52 milhões. Total: 172 milhões de euros (ou 178 ou 179,2). Mais nenhum português teve mais de uma transferência acima dos 50 milhões.

A seguir a estes dois colossos financeiros, chamemos-lhes assim, aparecem Gonçalo Guedes e André Gomes com três transferências entre as mais elevadas de jogadores portugueses. Guedes saiu do Benfica para o PSG por 30 milhões, do PSG para o Valencia por 40 milhões e do Valencia para o Wolverhampton por 32, 6 milhões; Gomes foi do Benfica para o Valência por 20 milhões de euros, do Valência para o Barcelona por 37 milhões e do Barcelona para o Everton por 25 milhões.

Só mais cinco jogadores igualam Ronaldo e Félix com duas transferências acima dos 50 milhões de euros:

Argentina espera Di María em setembro

19 agosto 2024, 22:30

Argentina espera Di María em setembro

Confirma-se ausência na convocatória da seleção para os jogos com Chile e Colômbia; mas avançado ainda poderá viajar a Buenos Aires

E só dois batem CR e JF, com três transferências acima dos 50 milhões de euros:

Ou seja, as transferências de Neymar movimentaram 400 milhões de euros; as de Lukaku mexeram com 271,7 milhões de euros.

 Se englobarmos todas as transferências e não apenas as de valor superior a 50 milhões de euros, como a de Ronaldo do Sporting para o Manchester United (19 milhões) e da Juventus para o Manchester United (17 milhões) e o empréstimo de João Félix pelo Atlético Madrid ao Chelsea (11 milhões), a lista é a seguinte: