Gonçalo à beira de número redondo mas ainda sem títulos

Benfica Gonçalo à beira de número redondo mas ainda sem títulos

NACIONAL17.04.202309:19

Mais de dois anos e meio depois da estreia pela equipa principal do Benfica, batismo de fogo proporcionado por Nélson Veríssimo a 21 de julho de 2020, com este no papel de treinador interino após o despedimento de Bruno Lage no mês anterior, Gonçalo Ramos prepara-se para, na próxima quarta-feira, no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, fazer o centésimo jogo de águia ao peito.


Atinge a marca redonda com apenas 21 anos, numa caminhada que se notabilizou nesta que é a terceira temporada que iniciou ao serviço da equipa principal das águias, a melhor da ainda curta carreira, que já lhe rendeu 25 golos no conjunto de todas as competições, mais do dobro dos golos que conseguira no somatório das duas épocas anteriores.


A estreia, diante do Desportivo das Aves, na jornada 33 de 2019/2020, foi inesquecível. Nessa noite de julho, na Luz, o Benfica já vencia por 2-0 aos 85’, minuto em que Ramos foi a jogo. Até então, já tinha entrado em várias convocatórias, mas sem ter minutos. E o cartão de visita não podia ter servido de melhor apresentação aos adeptos. Precisou de apenas cinco minutos para bisar, transformando o 2-0 numa goleada por 4-0. «Nem nos melhores sonhos», diria então, depois de ter deixado as pistolas a fumegar, tinha então apenas 19 anos.


Entrou logo na história do clube da Luz por ter conseguido marcar por quatro equipas diferentes na mesma época, uma vez que juntou o bis pela equipa principal aos golos que já tinha marcado pela equipa B, pelos sub-23 e ainda pelos sub-19.


Na época seguinte, já fixado na equipa principal, não teve muita utilização com Jorge Jesus (12 jogos e quatro golos), mas na temporada seguinte ganhou protagonismo, terminando a temporada com 46 jogos e oito golos.


A chegada de Roger Schmidt esta época destapou a melhor versão do jovem avançado internacional português, que no que diz respeito ao campeonato está na luta pela BOLA de Prata, liderando a lista de melhores marcadores a par do colega João Mário, ambos com 17 golos. Tem jogos, tem golos, só lhe faltam títulos...