Geny Catamo num lote restrito no Sporting
Geny Catamo tem sido uma das surpresas nas alas neste arranque de época

Geny Catamo num lote restrito no Sporting

NACIONAL12.10.202322:00

Opção em todos os jogos para Rúben Amorim; só sete jogadores entraram em todos os encontros

Até ao momento, o Sporting realizou dez jogos na temporada e só sete jogadores participaram em todos. Geny Catamo é um deles, embora quase sempre a partir do banco de suplentes. Só por duas vezes foi titular, na 1.ª jornada da Liga, frente ao Vizela, acabando por sair ao minuto 55, e frente ao Sturm Graz, na Liga Europa, em que também acabou por ser substituído, mas ao minuto 78.

Quando Geny Catamo começou no banco, foi sempre dos primeiros a entrar para mexer com o jogo. Se na primeira jornada do campeonato foi titular, nas quatro jornadas seguintes baixou à condição de suplente, embora só por uma vez não tenha sido a primeira opção de Rúben Amorim no decorrer das partidas. Na segunda ronda, em Rio Maior, com o Casa Pia, o técnico leonino fez dupla substituição: entraram Matheus Reis e ... Geny Catamo ao minuto 64’. Na terceira, frente ao Famalicão, voltou a ser a primeira aposta, entrou ao minuto 60. Em Braga, na 4.ª, foi a segunda escolha, mais uma vez por volta da hora de jogo, depois de, ao intervalo, Amorim recorrer a Francisco Trincão.

Na quinta, Geny voltou a estar no topo da hierarquia dos não titulares ao pisar o relvado ao minuto 75, rendendo Ricardo Esgaio. Na sexta e sétima rondas, já foi a segunda opção. No último jogo em Alvalade, depois de Matheus Reis entrar ao intervalo, Geny Catamo rendeu Nuno Santos.

Os outros seis de que Rúben Amorim não abdica já têm estatuto de titular: Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves e Sebastián Coates. Geny Catamo ainda não está lá, mas nem por isso Amorim abdica dele.

Os leões só têm 25% do passe do jovem, o Amora contabiliza os outros 75%. O Sporting teve oportunidade de comprar o remanescente por 600 mil euros, mas deixou ultrapassar o prazo. Agora, a administração leonina vai ter de negociar directamente com José Maria Gallego, líder dos amorenses, que não pretende facilitar o negócio.

O moçambicano deverá renovar em breve pelos verdes e brancos.