Rúben Amorim vai surpreender com Quenda: o plano para a pérola da Academia
Quenda está a ser trabalhado numa posição diferente (SPORTING CP)

Rúben Amorim vai surpreender com Quenda: o plano para a pérola da Academia

NACIONAL27.07.202409:15

Jovem extremo, de 17 anos, tem vindo a adaptar-se à posição de ala direito com facilidade. A BOLA explica estratégia de Amorim: pretende que tenha mais atenção às táticas de jogo e uma polivalência de forma a que possa ser opção a médio prazo. A mesma fórmula utilizada para... Geny Catamo

Rúben Amorim tem um plano para Geovany Quenda. Apesar dos 17 anos, o extremo formado em Alcochete foi uma das surpresas do estágio algarvio e as notas finais foram positivas. Sendo ele um dos talentos emergentes do leão, o técnico dos leões não deseja, porém, queimar etapas no crescimento da promessa leonina, não apressar esse crescimento, mas já colocou em marcha um projeto individual para que Quenda possa ser uma opção mais firme na equipa principal a médio prazo. Um projeto que A BOLA lhe dá agora conta.

Tendo sido opção nos jogos particulares que decorreram à porta fechada (Portimonense e Farense), longe dos olhares dos adeptos, Quenda, sabe A BOLA, tem vindo a jogar noutra posição. Não como extremo, posição de raiz, onde ganhou notoriedade no leão e nas camadas jovens das seleções nacionais, mas como ala, preferencialmente do lado direito. Ele que, por exemplo, esteve em grande plano na assistência para um dos golos de Gyokeres no teste sobre o Farense (3-0) em que o sueco apontou três golos.     

Quenda, como ala direito, assistiu para um dos golos de Gyokeres no teste com o Farense (SPORTING CP)

Uma experiência à qual Quenda tem vindo a adaptar-se com facilidade. Não só pela frescura e vivacidade que o acompanha desde os primeiros tempos de leão ao peito, mas pela boa leitura de jogo que tem sido um elemento facilitador para mais uma adaptação idealizada por Rúben Amorim. Esta mudança, aliás, faz parte de uma estratégia de forma a dar-lhe uma visão mais multiangular do jogo, ou seja, o técnico deseja um Quenda ainda mais atento às questões táticas do jogo, incutindo-lhe uma maior polivalência, de forma a que possa atual como extremo e ala com a mesma facilidade.

No fundo, um plano idêntico ao que foi colocado em prática com Geny Catamo, um extremo de raiz, que se transformou num dos alas em melhor plano do leão na temporada passada. Quenda apresenta caraterísticas idênticas e Amorim entende que poderá ser uma posição onde o jovem poderá afirmar-se em breve, um setor onde, recorde-se, além de Catamo, o Sporting conta apenas com Fresneda e Esgaio que ainda não tem a continuidade assegurada no leão.

Quenda é aposta de Amorim para 2024/2025 (Sporting CP)

Certo é que, não estando ainda preparado para ser um dos titulares em Alvalade, Quenda faz parte dos planos do leão. Tanto que esta noite, na apresentação da equipa em Alvalade, será um dos jogadores chamados para ser ovacionado pelos adeptos. Somará minutos com o Athletic Bilbao e, para já, olhando para as ausências forçadas de Nuno Santos e Matheus Reis no jogo da Supertaça, com o FC Porto, no dia 3 de agosto, Quenda pode ser uma das surpresas no banco...

O último a entrar num vasto leque de adaptações

Geovany Quenda prepara-se para ser mais um dos jogadores formatados por Amorim para ser solução em outras posições. Existem muitos casos de sucesso. Desde Pedro Gonçalves, um médio que se transformou... goleador em terrenos mais adiantados, Nuno Santos, um extremo que se afirmou como ala esquerdo, o já referido Geny Catamo, entre outros casos, pontuais, que se mostraram em Alvalade. Nem todos tiveram o efeito desejado, como por exemplo Fatawu ou Gonzalo Plata, extremos que também foram testados e trabalhados para serem alas, mas que não tiveram o rendimento desejado, entre outros.

Geny Catamo foi a última adaptação (de sucesso...) de Rúben Amorim como ala direito

Geovany Quenda entra, assim, neste lote, um projeto, ainda assim, tratado com maior paciência, uma vez que se trata de um jovem de apenas 17 anos e que ainda necessita de uma maior experiência para poder ser uma das opções firmes no onze. A intenção passa por continuar o seu processo de crescimento, junto da equipa principal, mas mantendo tempo de jogo em escalões secundários, nomeadamente na equipa B e nos sub-23.