«Florentino chega a todo o lado dois segundos antes, é um dos melhores da Europa na sua posição»

Benfica «Florentino chega a todo o lado dois segundos antes, é um dos melhores da Europa na sua posição»

NACIONAL17.02.202313:19

O jornal Marca destaca esta sexta-feira o percurso de Florentino Luís, que «passou de suplente no Getafe» a revelação com o Benfica.

O jornal recorre ao treinador João Tralhão, antigo treinador da formação no clube encarnado, para detalhar a sua evolução desde que estreou com 19 anos em 2019 com Bruno Lage. Uma lesão e a chegada de Jorge Jesus apertaram o espaço disponível e seguiu depois por empréstimo para o Mónaco e o Getafe. Esta época tem sido um dos imprescindíveis da equipa de Roger Schmidt. Está no top 3 dos mais utilizados, é o segundo jogador de campo com mais minutos, apenas atrás de Grimaldo.

«As expectativas eram grandes quando ele apareceu, como acontece sempre que surge um grande talento, mas tudo leva tempo, não é um caminho linear. Tinha tido um grande percurso na formação, mas há dificuldades de adaptação ao chegar à equipa principal. Às vezes é preciso sair para ganha espaço, nos estímulos e desafios», diz Tralhão, que treinou a equipa que chegou à final da Youth League 2016-17 com Florentino.

Assim apesar de por vezes ter tido poucos minutos, os empréstimos foram valiosos: «Precisava de sair do ambiente confortável que tinha no Benfica e conhecer outra realidade para ganhar experiência. Em França descobriu uma liga muito física, estar em Espanha foi bom para se desenvolver técnica e taticamente num futebol mais posicional. Acho que essa combinação foi perfeita, porque ele voltou muito mais maduro», analisa Tralhão, que lhe destaca a consistência:

«Nunca duvidei do seu grande talento, nem eu, nem ninguém. A grande diferença é que agora o mostra em todas as partidas, seja na liga portuguesa ou na Liga dos Campeões. Essa regularidade, aliada à sua qualidade, é o que lhe permite, agora, marcar a diferença.»

Não é então de estranhar que Roger Schmidt tenha nele depositado a sua confiança. «Ele conquistou toda a gente: treinador, os companheiros, os dirigentes, os adeptos... É um jogador de equipa grande e, neste momento, é um dos melhores da Europa na sua posição. Tem caraterísticas raras, o seu estilo de jogo encaixa perfeitamente em equipas com uma filosofia ofensiva e pressionante, com muitos jogadores no ataque, como acontece com este Benfica. Equilibra muito bem a equipa, chega a todo o lado dois segundos antes porque tem um grande instinto defensivo», completou.