FC Porto: Villas-Boas toma posse a 7 de maio
Villas-Boas (Grafislab)

FC Porto: Villas-Boas toma posse a 7 de maio

NACIONAL30.04.202416:00

Novos órgãos sociais assumem funções 10 dias depois das eleições

Os novos órgãos sociais do FC Porto, liderados pelo presidente André Villas-Boas, vão tomar posse no próximo dia 7 de maio.

Quer isto dizer que o novo líder dos dragões vai assumir funções 10 dias depois das eleições, que venceu a Pinto da Costa com mais de 80 por cento dos votos.

O ‘forcing’ de André Villas-Boas para antecipar a tomada de posse como presidente do FC Porto deu frutos. O presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, compreendeu os argumentos apresentados pelo vencedor das eleições e marcou a cerimonia para dia 7 de maio, pelas 12 horas, no Estádio do Dragão.

O comunicado do presidente do Mesa da Assembleia Geral

André Villas-Boas, António Tavares, Angelino Ferreira e Fernando Freire de Sousa são os rostos dos novos Órgãos Sociais do FC Porto
Já é conhecida a data e hora da tomada de posse dos Órgãos Sociais do FC Porto eleitos na Assembleia Geral eleitoral do passado sábado.

De acordo com o despacho assinado pelo atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral, André Villas-Boas (Direção), António Tavares (Assembleia Geral), Angelino Ferreira (Conselho Fiscal e Disciplinar) e Fernando Freire de Sousa (Conselho Superior) irão tomar posse ao meio-dia da próxima terça-feira, dia 7 de maio, no Estádio do Dragão.

Eis o despacho de José Lourenço Pinto:
“Em cumprimento do disposto na alínea g) do n.º 1 do artigo 62.º dos Estatutos do Futebol Clube do Porto, designo o dia 7 de maio de 2024, pelas 12:00 horas, no Estádio do Dragão, para a tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos na Assembleia Geral Eleitoral, de 27 do corrente mês, para o quadriénio 2024/2028.

Porto, 30 de abril de 2024

O Presidente da Assembleia Geral
José Lourenço Pinto”

Depois da posse no clube, segue-se a tomada de posse na presidência da SAD, cujos trâmites também poderão ser acelerados, em função da necessidade de garantir uma transição pacífica de pastas. Contudo, mesmo que Lourenço Pinto convoque a AG de acionistas no dia seguinte à tomada de posse dos novos órgão sociais do clube, Villas-Boas só terá as rédeas da SAD, a correr bem, dia 29 de maio. O artigo 377.º do Código das Sociedades Comerciais define 21 dias para o cumprimentos destes trâmites legais.

EM ATUALIZAÇÃO