FC Porto: ponta de lança está na lista de compras
Evanilson é o grande destaque do ataque portista e SAD irá tentar resistir ao assédio pelo brasileiro. (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

FC Porto: ponta de lança está na lista de compras

NACIONAL11.06.202408:00

SAD portista quer mais competitividade para o ataque; Evanílson e Namaso garantidos… dependendo do mercado; Toni Martínez e Fran Navarro em análise

Apesar do mar de problemas com que se depara para resolver no futuro imediato – nomeadamente ao nível financeiro -, a SAD do FC Porto está, naturalmente, bastante concentrada na preparação do plantel para a próxima temporada.

Já depois de oficializada a contratação de Vítor Bruno para o cargo de treinador, as agulhas irão, agora, virar-se para a construção do grupo de trabalho. Tanto no que diz respeito às saídas, como também relativamente às possíveis contratações.

E entre os vários setores que sofrerão retoques em 2024/2025, há um, o ofensivo, que padece ainda de alguns pontos de interrogação. Mas há também uma certeza: Mehdi Taremi não vai continuar de dragão ao peito. O internacional iraniano vai ser jogador do Inter de Milão e, como tal, está já fora desta equação.

Importa, pois, perceber o atual estado da situação no que concerne aos pontas de lança com contrato com o FC Porto. A começar, claro está, por Evanilson. O (já) internacional brasileiro – estreou-se pela canarinha na madrugada do passado domingo, tendo sido titular na vitória do Brasil sobre o México (3-2), num encontro de caráter particular (Pepê foi suplente utilizado e Wendell não saiu do banco) – foi uma das grandes figuras dos dragões na época que agora finda (42 jogos, 25 golos e cinco assistências) e parte, naturalmente, na pole position para ser a referência ofensiva na temporada vindoura. Isto se o mercado não o levar para outras paragens… O camisola 30 tem contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Quem também parece ter lugar garantido às ordens de Vítor Bruno é Danny Namaso. O inglês até viveu um ano de menor fulgor – na época transata havia somado 36 jogos (sete golos e duas assistências) -, mas as suas caraterísticas agradam à estrutura portista e esse fator deve valer-lhe a continuidade de azul e branco.

E a dupla de espanhóis?

Mas se Evanilson e Namaso parecem intocáveis, o mesmo não poderá dizer-se de Toni Martínez e Fran Navarro. Os dois espanhóis não têm lugar garantido no plantel, mas em ambos os casos terá de ser feita uma análise mais aprofundada entre SAD e equipa técnica.

Toni Martínez viveu a temporada menos proveitosa desde que, há quatro anos, chegou ao FC Porto (levava 28 golos em 114 jogos e esta época faturou apenas por quatro ocasiões em 25 partidas) e pode ser vendido no próximo defeso. Há emblemas estrangeiros interessados nos seus serviços e os dragões estão recetivos a uma venda no mercado de verão.

A outra dúvida que paira no ar diz respeito a Fran Navarro. O também espanhol nunca conseguiu confirmar no Dragão as credenciais demonstradas nas duas épocas em que representou o Gil Vicente (37 golos em 78 jogos) e ao serviço dos portistas, esta temporada, apontou apenas um tento em 10 encontros. Foi, depois, emprestado ao Olympiakos, onde faturou por cinco ocasiões em 18 partidas.

Tanto Toni Martínez como Fran Navarro ainda poderão aspirar a integrar o estágio de pré-época, e, caso isso aconteça, terão nessa altura uma verdadeira prova de fogo para tentarem convencer a nova equipa técnica portista.

Perante o exposto, fica claro que é praticamente certo que a SAD do FC Porto irá ao mercado contratar, pelo menos, um ponta de lança. Essa decisão também levará em linha de conta as ideias de Vítor Bruno, nomeadamente o sistema tático que o treinador irá privilegiar. Porque se quiser jogar em 4x4x2, a lista de compras até poderá contemplar dois avançados…

Wendel com pouco espaço

E se o mercado de transferências está aí à porta, há outro nome com fortes possibilidades de dele fazer parte: Wendel Silva. O brasileiro, de 23 anos, que termina contrato com os dragões em 2026, tem pretendentes no Brasil – o Cruzeiro foi o mais recente clube associado ao jogador – e o FC Porto também não descarta lucrar uma verba com a sua venda.

Na temporada que agora termina, recorde-se, Wendel brilhou na equipa B dos azuis e brancos (30 jogos, 18 golos e oito assistências), mas contabilizou apenas uma aparição na formação principal.