Vítor Bruno arruma a casa e planifica composição do eixo defensivo; Zé Pedro e Otávio firmes; Marcano ainda lesionado; Pepe de saída
Poucos dias depois de ter sido oficializado como novo timoneiro do FC Porto, Vítor Bruno já planeia a próxima temporada, nomeadamente a composição do plantel 2024/25, em sintonia com o novo diretor-desportivo, Andoni Zubizarreta, e o diretor de futebol escolhido por Villas-Boas, Jorge Costa.
Vítor Bruno atento às camadas jovens; Gonçalo Ribeiro, Martim Fernandes, Rodrigo Mora e Gonçalo Sousa na linha da frente; Chegada tardia dos internacionais abre espaço em julho
Uma das questões prementes prende-se com as opções do técnico para o eixo do setor mais recuado: há ainda muita indefinição no que diz respeito às segundas linhas na posição de defesa-central.
A continuidade de Zé Pedro, que terminou a época em grande, com uma enorme exibição no Jamor, e também de Otávio, que deixou bons indicadores em meia temporada de dragão ao peito, são dados adquiridos. Salvo uma ida ao mercado por um central de maior nomeada, os dois deverão começar a temporada como a dupla titular da linha defensiva portista. Zé Pedro, aliás, deve firmar novo vínculo com os azuis e brancos em breve: apesar do interesse de clubes da La Liga, a SAD pretende rever o contrato do jogador, de 27 anos, que, recorde-se, iniciou a época transata como atleta da equipa B portista.
Mais incertas são as situações de Iván Marcano e Fábio Cardoso.
O experiente central espanhol, que está prestes a cumprir o 37.º aniversário, ainda recupera da grave lesão que sofreu no início de 2023/24. Contra o Estrela da Amadora, em encontro a contar para a 5.ª ronda da Liga, Marcano sofreu uma rotura de ligamentos no joelho direito, logo aos três minutos, que o impossibilitou de jogar o resto da temporada. De resto, não é sabido como o defesa, cujo contrato termina em 2025, se vai apresentar depois de debelada a lesão, tendo em conta a gravidade da mesma e a idade do atleta.
Exibição monstruosa do central no Jamor; Evolução assinalável desde o início da temporada; Forte candidato a garantir lugar no onze
Já o caso de Fábio Cardoso continua uma incógnita, que muito se deve ao facto de ter sido ultrapassado na hierarquia de centrais precisamente por Zé Pedro. O ex-Santa Clara nunca se conseguiu impôr verdadeiramente no Dragão e, aos 30 anos, vai perdendo espaço na equipa. Ainda assim, cumpriu 27 partidas na temporada que agora terminou, apesar de ter jogado apenas 45 minutos nos últimos 12 jogos da época dos portistas.
Dos centrais que compuseram o plantel azul e branco em 2023/24, há ainda Pepe, que está em final de contrato e vai abandonar o FC Porto. O capitão, atualmente ao serviço da Seleção nacional, a poucos dias do começo do Euro 2024, não vai prolongar a ligação aos dragões, dizendo adeus ao clube pela segunda vez na carreira, depois de ter saído no verão de 2007 para o Real Madrid.
Central decidiu jogar mais uma época e já terá proposta do Al Nassr
O destino mais provável para o internacional português, de 41 anos, é o Al Nassr, onde atua o compatriota Cristiano Ronaldo e os ex-colegas Otávio Monteiro e Alex Telles. O emblema saudita já terá feito chegar uma proposta a Pepe, cujo futuro ficará definido após o término do Euro.