FC Porto: Lopetegui recebeu totalidade do dinheiro reclamado à SAD
Julen Lopetegui (IMAGO)
Foto: IMAGO

FC Porto: Lopetegui recebeu totalidade do dinheiro reclamado à SAD

NACIONAL23.10.202319:01

Treinador saiu por cima no processo movido ao FC Porto; pagos quase 782 mil euros reclamados pelo espanhol; contornos do acordo alcançado a 12 de abril conhecidos agora

Julen Lopetegui recebeu a totalidade do valor que reclamava do FC Porto: 791.839,77 euros, a título de créditos laborais, emergentes de acertos de IRS dos anos de 2014, 2015 e 2016. O litígio que opôs o treinador espanhol aos dragões arrastava-se desde 24 de setembro de 2020, mas a 12 de abril passado, dia marcado para a primeira audiência do caso no Tribunal de Trabalho do Porto, os advogados das duas partes anunciaram um acordo amigável, escusando-se, na altura, a revelar os termos do mesmo. 

Através da consulta do Relatório e Contas do exercício 2022/2023 da SAD portista é possível verificar que os argumentos apresentados por Julen Lopetegui foram reconhecidos como válidos pela equipa de juristas que defendia o FC Porto. Enquanto técnico dos dragões, cargo que ocupou entre maio de 2014 e janeiro de 2016, Lopetegui pretendeu ser abrangido por um regime fiscal especial, que, mais tarde, veio a ser rejeitado pela Autoridade Tributária (AT), obrigando o técnico a submeter-se ao regime geral de IRS e a liquidar do seu bolso 791.839,77 euros, montante que o espanhol exigiu que fosse pago pela SAD.

Numa primeira instância, o FC Porto defendeu que «a factualidade invocada» por Julen Lopetegui não correspondia à verdade, considerando «a FC Porto SAD que o crédito» se encontrava prescrito. Em fase de saneamento, o tribunal entendeu que não se verificava a prescrição invocada pelos azuis e brancos. Vendo a sua principal linha de defesa comprometida, a 12 de abril o FC Porto optou por colocar ponto final no litígio com o técnico espanhol, liquidando integralmente a verba reclamada por Lopetegui, sem necessidade de pagar juros de mora. «A 12 de abril de 2023 aconteceu a audiência de julgamento tendo ambas as partes chegado a acordo, que resultou no pagamento de 791.839,77 euros por parte do FC Porto, SAD ao Autor [Julen Lopetegui]. No exercício findo em 30 de junho de 2023 este gasto foi reconhecido. O processo está, pois, findo», pode ler-se no relatório das mais recentes contas do FC Porto, num exercício que fechou com resultado negativo de 47,6 milhões de euros.