25 outubro 2023, 22:12
Vídeo: hat-trick de Evanilson congela adeptos do Antuérpia
Brasileiro fechou o resultado final com grande nota artística
Depois da derrota contra o Estoril, portistas procuram voltar às vitórias e consolidar posição na Liga dos Campeões
Está de volta a competição de clubes mais acompanhada pelos adeptos do desporto-rei. Em nova semana de Liga dos Campeões, o FC Porto recebe o Antuérpia, na 4.ª jornada do Grupo H, e quererá dar continuidade à história que começou em território belga.
Depois de uma semana em que a equipa de Sérgio Conceição viu a liderança do campeonato nacional fugir ainda mais, os azuis e brancos vão tentar mostrar que o resultado contra o último classificado da Liga Portugal não foi mais que um percalço.
Com 6 pontos no Grupo H, os dragões encontram-se bem posicionados para seguir em frente na competição – embora espreitem por cima do ombro. Shakhtar, com 3 pontos, quererá frustrar o líder Barcelona (9 pontos) e alcançar o clube português no segundo lugar da tabela do Grupo H. Já o Antuérpia, em época de estreia na Liga dos Campeões com os moldes atuais, procurará limpar a imagem que tem desenhado na mais alta divisão da Europa: o clube belga ocupa a última posição do grupo com 0 pontos.
A superioridade europeia do FC Porto é evidente. O clube do Norte venceu a prova em duas ocasiões, tendo marcado presença por duas vezes nos quartos de final (e mais duas nos oitavos) nos últimos cinco anos. O registo contrasta em tudo com o do Antuérpia: o clube belga tem uma modesta participação na extinta Taça dos Clubes Campeões Europeus, na longínqua época de 1957/1958, tendo voltado a disputar a competição de clubes mais importante da Europa apenas esta temporada. Antes, o clube treinado por Mark van Bommel participou esporadicamente em edições da antiga Taça UEFA e da atual Liga Europa.
No que concerne ao histórico entre os clubes, o primeiro encontro entre ambas as equipas ocorreu nesta edição da Liga dos Campeões, com o FC Porto a levar os três pontos para casa após uma reviravolta no marcador, depois de Evanilson vestir a capa de super-herói após sair do banco.
A História pode estar do lado dos azuis e brancos, mas História e Estatísticas não pontapeiam bolas, e o clube da Invicta terá de demonstrar o favoritismo dentro do campo.
25 outubro 2023, 22:12
Brasileiro fechou o resultado final com grande nota artística
Sistema: 4x4x2
Onze Provável: Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo, Jorge Sanchez; Francisco Conceição, Eustáquio, Varela, Pepê; Taremi, Evanilson.
Treinador: Sérgio Conceição.
Lesionados: Samuel Portugal, Marcano, Wendell, Iván Jaime, Galeno, Veron.
Figura: Francisco Conceição. O extremo tem mostrado que o regresso às Antas não é um mero favor, evidenciando uma crescente maturidade no seu entendimento do jogo e nas decisões que toma no decorrer dos encontros. A titular ou saído do banco, o jovem emprestado pelo Ajax tem sido uma dor de cabeça para os adversários. Nota para Evanilson que, com um hat-trick no último jogo contra o Antuérpia, é também um jogador a ter em conta esta terça-feira.
O que disse Sérgio Conceição na antevisão: «Ainda não descobri onde está esse chip, que chip é esse [chip da Liga dos Campeões]. Trabalhamos de tal forma, com essa tal exigência, rigor e disciplina... Trabalhamos para ganhar títulos. Este é o meu sétimo ano aqui e trabalha-se sempre da mesma forma. Houve um jogo em que devíamos ter sido mais competentes [derrota contra o Estoril], houve erros que cometemos, mas os jogos em que ganhámos na Liga dos Campeões houve coisas a retificar. Faz parte da vida dos treinadores e dos jogadores. Não há chip para mudar, esse chip está metido a partir do momento em que assinamos contrato com este clube, temos que dar ao pedal. Seja contra o V. Guimarães, Antuérpia ou Vilar de Perdizes».
Sistema: 4x3x3
Onze Provável: Butez; De Laet, Alderweireld, Coulibaly, Bataille; Ekkelenkamp, Vermeeren, Yusuf; Muja, Janssen, Balikwisha.
Treinador: Mark van Bommel.
Lesionados: Davino Verhulst, Sammy Vines, Mandela Keita, Anthony Valencia, Jacob Ondrejka.
Figura: Vincent Janssen. Com 7 golos em 19 jogos, o avançado neerlandês é o melhor marcador da equipa belga. O antigo avançado do Tottenham tem estado de pé quente na Jupiler Pro League, onde contabiliza 6 golos. Embora ainda não se tenha estreado a marcar na Liga dos Campeões, o avançado de 29 anos espera poder contrariar a situação quando defrontar os dragões na terça-feira.
O que disse Mark van Bommel na antevisão: «Aprendi no primeiro jogo que o FC Porto é uma equipa muito esperta e astuta, que joga junta há muito tempo e a mais alto nível. O Pepe é jogador experiente, que nunca se se deixa impressionar e usa as suas qualidades para passar os outros jogadores mais novos. No último jogo com o Estoril perderam, não foi famoso, mas estão mais do que vacinados a lidar com estas perdas. Já estão a pensar no próximo jogo e querem ganhar-nos»