Dragões tentam 'matar borrego' em Barcelona, com apuramento na mira
Portistas procuram quinta presença nos 'oitavos' da era Sérgio Conceição (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

Antevisão Dragões tentam 'matar borrego' em Barcelona, com apuramento na mira

NACIONAL28.11.202308:10

Turma de Sérgio Conceição parte para Barcelona sabendo que uma vitória garante um bilhete para os oitavos-de-final; último triunfo na casa blaugrana aconteceu há mais de 50 anos; Pepe e Zaidu estão de regresso ao leque de opções; Ter Stegen não treinou e deverá ser baixa na equipa de Xavi

O FC Porto mede forças, esta terça-feira, com o Barcelona, em Montjuic, e pode assegurar, a uma jornada do fim da fase de grupos da Liga dos Campeões, um lugar entre os dezasseis clubes de elite europeia, pela quinta vez na era Sérgio Conceição.

A formação azul e branca vem de uma série de três triunfos consecutivos, nos quais concedeu apenas um golo, e chega à Catalunha com o espírito revigorado, ultrapassado o desaire caseiro diante do Estoril há quatro partidas.

Na passada sexta-feira, os dragões não tiveram dificuldades em eliminar o Montalegre da Taça de Portugal, vencendo de forma robusta por 4-0. Os avançados Danny Namaso e Fran Navarro faturaram pela primeira vez esta época, e ganham confiança para discutir uma vaga no ataque portista.

Já o conjunto catalão tenta regressar ao caminho das vitórias, depois de não ter ido além de um empate diante do Rayo Vallecano (1-1). A turma de Xavi demonstrou problemas em criar oportunidades frente ao 10.º classificado da La Liga, e a prestação dos blaugrana no campeonato continua a desiludir. 

No que concerne à prova milionária, os dois emblemas partem para este duelo em igualdade pontual no topo do grupo H. A derrota surpreendente frente ao Shakhtar, na 4ª ronda, atrasou a qualificação do Barcelona, enquanto o triunfo dos portistas diante do Antuérpia permitiu aos pupilos de Sérgio Conceição sonharem ainda com o primeiro lugar do grupo.

No encontro disputado no Estádio do Dragão, o conjunto espanhol levou a melhor (0-1), apesar da boa réplica do FC Porto. Os dragões criaram várias chances de golo e até tiveram mais remates enquadrados do que a formação blaugrana, mas não conseguiram bater Ter Stegen. O golo de Ferrán Torres, pouco antes do intervalo, ditou a derrota dos azuis e brancos.

Ferrán Torres resolveu o duelo no Dragão (IMAGO/Sports Press Photo)

No que ao histórico de confrontos entre os dois emblemas diz respeito, o Barcelona tem uma ampla vantagem, sobretudo quando recebe os portistas. Nos quatro duelos entre catalães e dragões no Camp Nou, o FC Porto averba três derrotas e uma vitória. O triunfo português (0-1) aconteceu em 1972, na altura para a 2.ª mão da primeira ronda da Taça UEFA. Depois do triunfo (3-1) no Estádio das Antas, o golo solitário de Abel Miglietti, aos 19 minutos, confirmou a passagem dos azuis e brancos à fase seguinte da competição.

Abel Miglietti foi o autor do golo da única vitória dos dragões em Camp Nou (ASF/PRESS PHOTO AGENCY)

Barcelona

Sistema: 4x3x3

Onze provável: Iñaki Pena; João Cancelo, Ronald Araújo, Iñigo Martínez, Álex Baldé; Frenkie de Jong, Ilkay Gundogan, Pedri; Raphinha, Robert Lewandowski, João Félix.

Treinador: Xavi Hernández

Lesionados: Gavi; Sergi Roberto

Em dúvida: Ter Stegen

Em risco de suspensão: Ronald Araújo

A figura: Robert Lewandowski. Aos 35 anos, o ponta-de-lança polaco continua a mostrar uma capacidade de marcar golos acima da média, totalizando já 8 tentos na presente temporada. Os 33 golos apontados na época transata colocaram o avançado no topo da lista dos melhores marcadores da La Liga e no sexto lugar de maiores artilheiros da Liga dos Campeões. Na ausência de uma alternativa direta para competir com o ex-jogador do Bayern, Lewandowski é dono e senhor da posição 9 em Barcelona.

Lewandowski leva 8 golos esta época (Foto: IMAGO/Pressinphoto)

O que disse Xavi na antevisão: «Os resultados vão marcar o futuro da temporada. Daqui a um mês chegará a Supertaça e irão falar da mesma coisa. É o Barça e a pressão de estar aqui. Não muda nada, é planear bem os jogos. Temos muito em jogo porque é uma partida muito importante para esta competição. O trabalho do Conceição fala por ele, ganhou títulos, tem uma equipa muito bem trabalhada taticamente, eles sabem perfeitamente o que devem fazer. Pressionam alto, nunca dão uma bola por perdida, é um rival de alto nível. Sofremos no Porto, sobretudo na última meia hora. É um opositor muito forte.»

Xavi Hernández: «Oxalá tenhamos noite mágica!»

27 novembro 2023, 13:16

Xavi Hernández: «Oxalá tenhamos noite mágica!»

Treinador do Barcelona sacode a pressão, diz ter a confiança do presidente e de Deco, mas assume que jogo contra o FC Porto pode ser ponto de viragem; elogios ao trabalho de Conceição

O que disse João Cancelo na antevisão: «Conhecemos a forma de jogar do FC Porto. Será parecido com o que fez no seu estádio. É um rival forte e será difícil alcançar a vitória. Onde vou jogar? Tanto jogo a lateral direito como esquerdo, ou posicionar-me por dentro, o que tenho que fazer é jogar pela equipa, com a ajuda dos meus companheiros. Temos que jogar com a máxima ambição e trabalhar para que todos juntos ganhemos.»

FC Porto

Sistema: 4x4x2

Onze provável: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Fábio Cardoso, João Mário; André Franco, Eustáquio, Alan Varela, Galeno; Taremi, Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

Lesionados: Gabriel Veron; Ivan Marcano; Iván Jaime; Wendell; Samuel Portugal

Castigados: David Carmo

A figura: Evanilson. O avançado brasileiro vive o melhor arranque de época desde que ingressou nos azuis e brancos, em 2020. São já 9 golos na conta pessoal do ponta-de-lança de 24 anos, quatro deles na prova milionária. O bis na Taça de Portugal, frente ao Montalegre, foi mais uma injeção de confiança para o antigo jogador do Fluminense, que procura igualar Álvaro Morata e Rasmus Højlund, ambos com cinco tentos, no topo da lista dos melhores marcadores desta edição da Liga dos Campeões.

Evanilson é um dos melhores marcadores da Liga dos Campeões (IMAGO/Belga)

O que disse Sérgio Conceição na antevisão: «Um bom resultado será a vitória. Vai ser um jogo muito competitivo e espero uma grande noite porque precisamos disso aqui. Independentemente dos momentos das equipas, nestes jogos os jogadores estão sempre muito motivados. Olhamos para o outro lado e para o plantel do Barcelona e vemos todos os setores cheios de grandes jogadores. Por isso, é preciso uma grande noite para ganhar o jogo aqui, sem dúvida. Pelo histórico recente, o Barcelona não tem entrado tão bem nos jogos, mas acaba por, na segunda parte, na parte final, demonstrar muita força e um coletivo muito forte. Acho que com jogadores tão experientes e com um treinador experiente, não vão sentir pressão extra. É a pressão de jogar um jogo de futebol, da Liga dos Campeões, que vão querer ganhar, assim como nós. Estamos pressionados também, estamos pressionados de quatro em quatro dias a dar respostas em todas as competições. Jogar a este nível traz sempre pressão, uma pressão até positiva».

O que disse Galeno na antevisão: «Sabemos que não vai ser fácil, já enfrentámos o Barcelona em casa. Vamos tentar passar para campo o que fizemos em casa, e tentar fazer um grande jogo. Não será fácil, vamos tentar sair daqui com a vitória. Estamos focados no jogo. A Liga dos Campeões é bem diferente do campeonato. Na Liga dos Campeões, jogamos de igual para igual, e em Portugal não tenho tanto espaço. Tento dar sempre o meu melhor, e amanhã será igual. Vou dar o meu máximo para sair com a vitória.»