Raphinha quer deixar Messi para trás e apanhar Cristiano Ronaldo no topo
Extremo brasileiro está a um golo ou assistência de ultrapassar o melhor registo do argentino na Champions e a quatro contribuições para golo de bater o recorde do português
Raphinha está a protagonizar a melhor temporada da carreira e promete continuar a fazer história com a camisola do Barcelona, especialmente na UEFA Champions League, onde está prestes a inscrever o seu nome ao lado de duas lendas do futebol: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
Com 12 golos e sete assistências, em 11 jogos na presente edição da prova milionária, o extremo brasileiro, que passou por V. Guimarães e Sporting, já lidera as duas tabelas estatísticas mais prestigiadas da competição: é o melhor marcador, com mais um golo do que o colega Robert Lewandowski, e também líder nas assistências, com mais uma que Joshua Kimmich.
No total, Raphinha contribuiu para 19 dos 36 golos do Barcelona na Champions, ou seja, mais de metade dos golos da equipa, e está apenas a quatro contribuições de bater um recorde histórico.
Messi prestes a cair e Ronaldo no horizonte
Com apenas mais um golo ou assistência, Raphinha ultrapassará Lionel Messi, que estabeleceu o melhor registo de sempre de um jogador do Barcelona numa única edição da UEFA Champions League em 2011/12, com 14 golos e cinco assistências.
Já para apanhar o astro português, o brasileiro terá de registar mais três contribuições para golo, igualando o recorde de Cristiano Ronaldo, que se envolveu em 22 tentos na temporada 2013/14, quando guiou o Real Madrid à conquista da La Décima.
Com o Barcelona ainda em prova e com a possibilidade de disputar até quatro jogos, caso chegue à final em Munique, o camisola 11 dos blaugrana está bem posicionado para fazer história. Pelo caminho, pode ainda deixar para trás o colega de equipa Lewandowski, detém o segundo melhor registo de contribuições para golo, com 21, em 2019/20.
)
Com a LaLiga ainda em disputa e a eliminatória frente ao Borussia Dortmund bem encaminhada, resta saber se Hansi Flick optará por fazer gestão de esforço na segunda mão. Certo é que Raphinha já marcou aos alemães… e parece estar decidido em repetir a dose.