FC Porto: Alan Varela corre para o onze
A estreia de Alan Varela no FC Porto. Foto: instragam @fcporto

FC Porto: Alan Varela corre para o onze

NACIONAL09.09.202311:18

Argentino deve fixar-se no corredor central contra o Estrela da Amadora

Está a chegar a hora de Alan Varela. O médio contratado ao Boca Juniors neste verão a troco de oito milhões de euros (por 85% do passe), aos quais podem juntar-se ainda mais €3M € em objetivos – os argentinos reservaram ainda 20 por cento de mais-valias numa futura transferência – está a ser trabalhado desde que aterrou na cidade Invicta para entrar no onze portista, mas a adaptação à metodologia de trabalho de Sérgio Conceição levou naturalmente alguns dias.

A primeira aparição pública do sul-americano de dragão ao peito convenceu os sempre exigentes adeptos do FC Porto, que viram em Alan Varela qualidades suficientes para se impor no corredor central do meio-campo, onde dividiu funções com o espanhol Nico González, outro dos reforços eleitos por Sérgio Conceição na recente janela de transferências que fechou no passado dia 1.

Apesar de ter chegado ao Dragão com uma bagagem de 34 jogos oficiais neste ano civil ao serviço do Boca Juniors, partidas distribuídas pelo campeonato argentino e também Taça dos Libertadores, Sérgio Conceição, seguindo uma velha filosofia de não conceder a titularidade no imediato, quis moldar o médio para os parâmetros que entende ser necessários – sobretudo físicos, na robustez e velocidade – para ser primeira opção. O facto de a equipa não estar consistente no meio-campo, com a dupla Eustaquio-Grujic, primeiro, e depois Eustaquio-Nico González a não conseguirem estancar o futebol dos opositores, houve a necessidade de lançar Alan Varela ao intervalo do jogo com o Arouca. E a resposta em campo foi bastante positiva, com grande sentido posicional, uma qualidade de passe que impressiona e o facto de ainda jogar de cabeça levantada, sempre na procura de um companheiro que esteja com uma boa linha de passe.

Depois das duas folgas concedidas este fim de semana por Sérgio Conceição, o treinador terá ainda quatro dias para preparar o jogo com o Estrela da Amadora, no qual os dragões estão proibidos de perder pontos, isto depois do empate caseiro com o Arouca. Historicamente, os dragões têm tido inúmeras dificuldades no Estádio José Gomes, na Reboleira, daí que a partida se revista de enorme grau de dificuldade.

Sérgio Conceição fez muita pressão para que a SAD conseguisse finalizar o mais cedo possível a transferência de Alan Varela, mas a exigência do Boca Juniors nas negociações, com sucessivas exigências em cada ronda de reuniões, fez com que o argentino chegasse mais tarde do que o previsto ao Dragão.

A visão de jogo, a qualidade do passe longo e a capacidade técnica que demonstra para superar a pressão dos adversários complementam o perfil de um jogador que Leandro Paredes, médio ex-PSG e agora na Roma de José Mourino, vê como «o melhor '5' do futebol argentino», ou seja, médio defensivo.

Aos 22 anos, Alan Varela virou ídolo em Buenos Aires, tendo superado a centena de jogos pelo Boca Juniors, clube ao qual chegou na adolescência. Assinou o primeiro contrato profissional em 2019, quando completou 18 anos, estreando-se pela equipa principal um ano depois num jogo frente ao Huracán, logo com uma assistência para golo.

Depois, a importância no jogo dos 'xeneizes' ganhou uma dimensão tal que o nome começa a ser falado com insistência nos corredores do futebol europeu. Em dezembro do ano passado, Benfica e Barcelona foram apontados como potenciais interessados na contratação, mas a movimentação acabou por rumar ao FC Porto, que procurava um jogador capaz de fazer esquecer aquele que foi o pêndulo da equipa nas últimas temporadas, Matheus Uribe.