Estrela da Amadora: Dez meses depois, Gustavo Henrique regressou
Gustavo Henrique, do Estrela da Amadora, em ação em jogo pela Liga de futebol. Foto: Estrela da Amadora SAD.

Estrela da Amadora: Dez meses depois, Gustavo Henrique regressou

NACIONAL03.12.202320:06

Extremo cumpriu uma longa recuperação a uma grave lesão num joelho e voltou à competição frente ao Rio Ave, estreando-se na Liga e deixando boas indicações para passar a apostar no regresso à titularidade já na ronda que se segue

Enquanto o Estrela da Amadora via mais de um terço do seu plantel de fora das opções para a deslocação ao Rio Ave – dez indisponíveis, num universo de 27 jogadores – em simultâneo os tricolores puderam celebrar um muito ansiado regresso à competição. Gustavo Henrique pôs fim à longa espera e mostrou estar em boa forma física, garantindo ao treinador Sérgio Vieira mais uma opção de qualidade para as próximas batalhas.

O extremo de 24 anos pôs fim a uma longa ausência após ter contraído uma grave lesão no joelho que o atirou para a mesa de operações e uma recuperação de quase dez meses que terminou há um par de semanas, até que integrou a convocatória para a disputa da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, em Vizela (derrota por 2-1, após prolongamento). Não saiu do banco de suplentes, é certo, mas deixou indícios de que o regresso seria mesmo uma questão de tempo…e confirmou-se uma semana depois.

Gustavo Henrique beneficiou um Estrela em momento de escassez de opções e foi chamado a jogo em Vila do Conde, com o resultado ainda em 0-0 e numa altura em que Sérgio Vieira procurava não só refrescar as alas ofensivas como trazer maior inspiração relativamente a Ronald, que é habitualmente uma das mais-valias da equipa, mas que não esteve ao nível das suas melhores tardes/noites na última partida. Se existiam reservas sobre o jogo de regresso do brasileiro, este depressa tratou de dissipá-las.

A evolução do restabelecimento do extremo decorreu na plenitude e este provou estar apto para competir e a partir de agora somar mais minutos, tendo participado em algumas ações ofensivas de registo e até arriscado uma situação de finalização - um remate por cima - aos 79’, pouco antes dos dois golos que a partida haveria de conhecer (1-1). Com resposta tão positiva, será de esperar que a utilização do brasileiro venha a crescer paulatinamente com o passar das semanas. 

Gustavo Henrique alcançou o regresso à competição e…a estreia absoluta na Liga, dado que em Portugal apenas tinha evoluído na Liga 2 ao serviço de Penafiel (duas épocas) e a época transata na Reboleira. Conseguidos, em simultâneo, esses dois feitos, conquistar a primeira titularidade da sua temporada já ante o Boavista, no próximo domingo, coloca-se como o desafio a seguir para o camisola 11 estrelista que respondeu presente em Vila do Conde e cuja última memória de ter integrado um encontro desde o início remonta a fevereiro.

Foi precisamente na deslocação ao Farense que o tecnicista extremo contraiu a grave lesão que por tanto tempo o afastou...e alinhou pela última vez como titular. Algo que, tal como se refletiu na data do seu retorno, será mesmo uma questão de tempo. A tempestade está, agora, ultrapassada, e a expectativa nas hostes estrelistas é a de que em Gustavo Henrique se obteve um verdadeiro reforço de inverno que se pretenderá aproveitar ao máximo.