Com parada e resposta no final, Rio Ave e Estrela da Amadora igualam-se
Vila-condenses adiantaram-se no resultado já dentro dos últimos dez minutos regulamentares, mas os tricolores reagiram logo depois e impuseram uma igualdade que mantém em dois pontos a diferença pontual entre os dois conjuntos
Estava reservada para o período final a emoção do embate entre Rio Ave e Estrela da Amadora, no qual ambas as equipas pensavam na manutenção e, por conseguinte, em deixar para trás os lugares de despromoção, terminando o encontro com uma igualdade (1-1).
O encontro seguiu equilibrado e bem trancado pelo Estrela da Amadora, que se apresentou bem organizado defensivamente e a conceder a iniciativa ao Rio Ave, que acentuou o seu domínio no decorrer da segunda parte, para isso contando com mexidas acertadas a partir do banco. Hernãni foi claro exemplo do acerto nas movimentações operadas por Luís Freire, criando um par de situações de perigo até ao 1-0.
Já se havia ultrapassado o minuto 81 quando o extremo cruzou bem a partir da direita para cabeceamento certeiro de Aderllan Santos e...três minutos de expectativa, dado que o árbitro assistente sancionou fora-de-jogo ao brasileiro, mas a intervenção do VAR permitiu perceber que este se encontrava em jogo por...uma chuteira, mais precisamente um dos pés de Hevertton, defensor do Estrela.
Dois minutos depois, o lateral - hoje improvisado como central, face às lesões que afetam o plantel do Estrela - afastou essa infelicidade com uma subida confiante pela direita, seguida de cruzamento tirado para o coração da área, onde surgiu...Josué, central do Rio Ave cuja intervenção em desespero, no sentido de evitar um desvio de um adversário para golo levou a um toque infeliz para a sua própria baliza.
O Estrela da Amadora conseguiu, assim, anular a vantagem do Rio Ave e forçar, desta feita de forma definitiva, a igualdade que permite aos tricolores manter a vantagem de dois pontos sobre o seu adversário. Por seu turno, o empate penaliza o emblema de Vila do Conde, que provisoriamente deixou os lugares de despromoção ao alcançar Desportivo de Chaves e Vizela e também Casa Pia e Estoril, que ainda realizarão os encontros respeitantes à 12.ª jornada.
Final do jogo: Rio Ave 1, Estrela da Amadora 1.
90+6': Jean Felipe arriscou, num livre direto, pela eventual reviravolta - o remate forte do brasileiro saiu próximo do poste direito da baliza vila-condense.
90+5': Cartão amarelo para João Graça (Rio Ave).
Tempo adicional: 6 minutos.
90+1: Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de Alioune Ndour pela saída de André Luiz.
90+1: Cartão amarelo para Miguel Nóbrega (Rio Ave).
90': Dupla substituição no Rio Ave, com as entradas de Renato Pantalon e João Graça pelas saídas de Josué e Amine.
89': Dupla substituição no Estrela da Amadora, com as entradas de Nkanyiso Shinga e Manuel Keliano pelas saídas de João Reis e Vitó.
86': Golo do Estrela da Amadora! Parada e resposta...e os tricolores conseguiram igualar, através de um lance bem trabalhado na área contrária, seguido de cruzamento pela direita para zona central, onde surgiu Josué que, em desespero para evitar que um adversário desviasse para golo, acabou por desviar inadvertidamente para a própria baliza.
84': Golo do Rio Ave! Após cerca de três minutos de observação minuciosos, o lance foi validado por 13 centímetros: a chuteira de Hevertton está a colocar em jogo o central vila-condense, cuja ação ofensiva acabou por ter impacto para a sua equipa.
81': O Rio Ave consegue chegar ao golo, mas o cabeceamento certeiro de Aderllan Santos foi imediatamente sancionado por fora-de-jogo. Porém, o lance está a ser revisto pelo vídeo-árbitro...
80': Hernãni entrou bem no jogo e voltou a evidenciar-se, atirando com potência de pé esquerdo para excelente defesa de Wagner, plena de reflexos.
79': Gustavo Henrique procurou surpreender a partir de longe pelo Estrela, mas o seu remate saiu totalmente desenquadrado.
78': Depois de muito tempo a proteger a sua baliza, o Estrela dispôs de excelente situação para marcar em lance de insistência no qual Régis desmarcou André Luiz, que atirou forte à baliza rioavista, mas por alto.
73': Dupla substituição no Estrela da Amadora, com as entradas de Gustavo Henrique e Régis N'Do pelas saídas de Ronald e Kikas.
72': Meros segundos após entrar em campo, Zé Manuel já atacou a baliza contrária ao armar remate descaído pela esquerda após boa movimentação na Hernãni, que ganhou bem o corredor e centrou pela direita.
71': Substituição no Rio Ave, com a entrada de Zé Manuel pela saída de Joca.
67': Bom trabalho desenvolvido na área do Estrela entre Boateng e Hernãni, com o segundo a conseguir rematar, mas com a trajetória a desviar em Hevertton, para canto.
66': Cartão amarelo para Guga Rodrigues (Rio Ave).
62': Substituição no Rio Ave, com a entrada de Hernãni Fortes pela saída de André Pereira.
59'. Novamente o Rio Ave a rematar, mas desta feita sem qualquer perigo. Fábio Ronaldo procurou capitalizar o espaço de que dispunha, mas a sua tentativa saiu torta e pouco direcionada.
52': Oportunidade clara desperdiçada pelo Rio Ave! Boateng surgiu em mergulho na pequena área, mas atirou ao lado quando se encontrava em posição privilegiada para abrir o marcador.
Começou a segunda parte.
Intervalo: Rio Ave 0, Estrela da Amadora 0
Jogo de perfeito encaixe, promovido pelo Estrela da Amadora que abordou postura organizada e concedeu toda a iniciativa ao Rio Ave. No entanto, raras foram as vezes que os vila-condenses conseguiram livrar-se da teia movida pelos tricolores e, por conseguinte, apenas por uma vez visaram a baliza adversária com perigo - André Pereira atirou (pouco) ao lado aos 16 minutos - tal como os visitantes, que logo ao segundo minuto tiveram a sua melhor situação de remate, por João Reis.
45+2': Joca tenta, em esforço, uma finalização de fora da área, mas o remate sai fraco e à figura de Wagner.
Tempo adicional: 3 minutos.
41': Nuno Almeida e o VAR Rui Oliveira dialogaram sobre o lance e o juiz da partida decidiu não considerar infração - a bola toca, de facto, no braço de Almeida mas o entendimento da equipa de arbitragem será que o movimento é repentino, pelo que não se considera intencional o movimento do defensor do Estrela.
40': VAR analisa possível penálti na área do Estrela, por mão de Erivaldo Almeida.
27': Guga procura surpreender a partir de posição lateral e ainda muito distante da baliza, fazendo a bola chegar direta às mãos de Wagner, com toda a tranquilidade.
25': Cartão amarelo para Ronald (Estrela da Amadora).
24': O Estrela da Amadora conquistou um livre direto em zona frontal, por Ronald, e Vitó assumiu a cobrança, mas muito por cima.
21': Cartão amarelo para Amine (Rio Ave).
16': Primeira finalização de relevo para a equipa da casa: Costinha trabalhou bem pela direita e serviu André Pereira, que se encontrava em zona frontal e atirou perto do poste esquerdo da baliza estrelista.
15': O Rio Ave assumiu a iniciativa do jogo com uma posse de bola que parece ter sido igualmente concedida pelo Estrela, que mantém os seus setores próximos e, até ver, a salvo de qualquer situação de apuro.
5': Período de conhecimento entre as duas equipas e com apenas uma situação de finalização: João Reis abriu as hostilidades pelo Estrela da Amadora, mas o lance foi bem controlado por Jhonatan.
Começa o jogo!
Suplentes do Estrela da Amadora: Edmilson, Régis N'Do, Gustavo Henrique, Manuel Keliano, Nkanyiso Shinga. Alioune Ndour, Manu, Brenner e Euri Carvalho.
ESTRELA DA AMADORA: Wagner Dida, Hevertton, Kialonda Gaspar (c) e Erivaldo Almeida; Jean Felipe, Léo Cordeiro, Vitó e João Reis; Ronald, André Luiz e Kikas.
Suplentes do Rio Ave: Magrão, Hernãni Fortes, Vítor Gomes, Leonardo Ruiz, Bruno Ventura, João Graça, Renato Pantalon, Zé Manuel e Frederico Namora.
RIO AVE: Jhonathan Luiz; Josué, Aderllan Santos e Miguel Nóbrega; Costinha, Guga Rodrigues (c), Amine e Fábio Ronaldo; Joca, Boateng e André Pereira.
Já há equipas oficiais!
De resto, o emblema dos Arcos não competiu nos últimos dois fins-de-semana, devido à paragem para as seleções e ainda pelo facto de já não se encontrar em competição na Taça de Portugal - depois de ter sido afastado à primeira, na 3.ª eliminatória da prova, o Rio Ave folgou no fim-de-semana passado, no qual se disputou a 4.ª eliminatória.
Jogo importante para Luís Freire, treinador do Rio Ave, que cumpre a terceira época no comando técnico depois de ter liderado os vila-condenses rumo à manutenção nas épocas anteriores. Agora, o treinador de 38 anos pretende dar continuidade à boa fase que vinha revelando na Liga até à paragem competitiva.
O Estrela da Amadora entra para a 12.ª jornada no...12.º lugar e procurará, pelo menos, manter a vantagem pontual para com o seu adversário, sem desprezar a possibilidade de aumentar a margem para cinco pontos e aspirar a galgar alguns lugares - no melhor cenário possível, os amadorenses poderão terminar a ronda a dividir o 10.º posto com o Portimonense, que esta noite defronta o Casa Pia em Rio Maior.
O Rio Ave não foi derrotado nas últimas duas jornadas da Liga, tendo vencido o Boavista (2-0) pela 10.ª jornada e empatado com o Gil Vicente (1-1) pela 11.ª ronda, em oposição ao Estrela da Amadora, que na 10.ª jornada da Liga foi derrotado em Alvalade pelo Sporting (3-2) e na ronda seguinte não evito novo desaire, desta feita em casa perante o Moreirense (1-0).
Rio Ave e Estrela da Amadora defrontam-se esta tarde (15h30) num confronto direto importante pela fuga aos lugares de despromoção da Liga: dois pontos separam os dois conjuntos, sendo que aquela que se encontra em posição mais delicada - os vila-condenses, que ocupam a 16.ª posição, com nove pontos - é também, em contraste, aquele que melhor momento atravessa.
Boa tarde. Aqui será feito, a par a passo, o acompanhamento ao embate entre Rio Ave e Estrela da Amadora, pela 12.ª jornada da Liga. Fique pela nossa companhia!