Estoril: Piteira renova até 2025 e segue aposta para o futuro
Canarinhos anunciam segunda renovação contratual de valores da sua equipa sub-23 em dias consecutivos; atacante não é habitual titular na segunda equipa, mas merece total confiança dos responsáveis estorilistas
Depois de terminado o mercado de janeiro para o Estoril, que apetrechou o seu plantel principal e ainda largou algumas gorduras, relativas a elementos que não dispunham de espaço para competir com regularidade, o emblema da Amoreira concentra-se em reservar para o seu futuro os jovens valores nos quais acredita para uma perspetiva de longo prazo. Assim, anunciou a segunda renovação em dias consecutivos, dando a conhecer a continuidade de Rafael Piteira.
O avançado de 20 anos encontrava-se em final de contrato, mas os canarinhos não o deixaram escapar e apresentaram-lhe mais um ano de contrato, que se estenderá agora até junho de 2025, o que indicia que será aposta para a administração da SAD numa perspetiva desportiva e também de valorização pessoal e financeira, tal como na véspera havia sucedido com o lateral Pedro Andrade, de apenas 17 anos, titular da equipa sub-23 que se encontrava desprotegido pelo facto de, até à data, ainda não estar sob a guarda de um contrato profissional.
À imagem de Andrade, cuja continuidade foi anunciada, Piteira faz também parte da equipa sub-23, que disputa o título da Liga Revelação apesar de, ao contrário do seu companheiro, não constituir um titular indiscutível, tendo disputado um total de sete jogos, todos como suplente utilizado, num total de 66 minutos. Um somatório pouco efetivo, mas que não inviabiliza a sua utilidade para o treinador em função das suas características, que se adequam praticamente na perfeição ao modelo apresentado por Filipe Coelho na segunda equipa.
Rafael Piteira identifica-se como um avançado móvel, tal como a ideia de jogo estorilista exige, podendo também atuar descaído sobre a ala, mais concretamente sobre a esquerda, surgindo como uma boa solução para as restantes jornadas da Liga Revelação, na qual o Estoril atualmente ocupa o terceiro lugar a apenas três pontos da liderança, ocupada pelo Sporting, pelo qual foi derrotado esta terça-feira. Mas não só: o jovem atacante poderá continuar ligado sob contrato na próxima época, e por isso debaixo de olho.
O facto de ser também proveniente da formação do clube abona também a favor de Piteira, que reforçou os quadros estorilistas a partir do primeiro ano de juvenil, progredindo a ponto de se ter estreado pela equipa sub-23 ainda em idade júnior. Atualmente, cumpre a segunda época na segunda equipa dos canarinhos e aguarda pacientemente pela obtenção do primeiro golo enquanto sénior, apontando para as próximas semanas para o fazer e ajudar o Estoril a recuperar o título na Liga e Taça Revelação, que escaparam ao emblema da Linha de Cascais em 22/23.