Estoril-Casa Pia: canarinhos em modo pós-dragão recebem um Casa Pia com orgulho ferido
Vasco Seabra quer aproveitar vitória contra o FC Porto para alavancar a equipa na tabela clasificativa. Foto GRAFISLAB

Antevisão Estoril-Casa Pia: canarinhos em modo pós-dragão recebem um Casa Pia com orgulho ferido

NACIONAL10.11.202308:00

Equipa da Linha de Cascais espera aproveitar vitória surpreendente contra o FC Porto (1-0) para alavancar a equipa no campeonato; 'gansos' não vencem para a Liga desde setembro

No arranque da 11ª jornada da Liga, o Estoril recebe hoje (20.15h) o Casa Pia, uma semana depois da inesperada vitória, por 1-0, contra o FC Porto, em pleno Estádio do Dragão. 

Estando a realizar um campeonato aquém das expectativas, o treinador Vasco Seabra sabe que o foco do jogo está na resposta que a sua equipa será, ou não, capaz de dar no primeiro jogo pós-dragão e que a partir de agora os adeptos canarinhos serão mais exigentes, pois sabem que, passados três meses do início do campeonato, a equipa parece já conseguir ter a capacidade de conciliar as boas exibições com os resultados favoráveis às aspirações do Estoril no campeonato. 

O Casa Pia desloca-se ao António Coimbra da Mota com o orgulho ferido e ainda à procura da estabilidade. Empatar na Luz, na Pedreira - para a Taça da Liga- e no D. Afonso Henriques é um feito digno de louvor, contudo, a equipa não vence para o campeonato desde setembro - última vitória foi contra o Arouca, por 1-0 - e sabe que, após a derrota contra o Vizela (0-1), não pontuar esta jornada pode fazer soar os alarmes para o conjunto casapiano. 

Mesmo sendo a equipa com mais empates na Liga, Filipe Martins tem consciência que as únicas vitórias, até agora, alcançadas na competição foram fora de portas e que isso pode servir como um rastilho para moralizar os seus jogadores na busca da vitória. 

A seu favor, os gansos têm o estatuto de serem a terceira melhor defesa do campeonato, com os mesmos nove golos sofridos que o líder Sporting, e esperam juntar a essa estatística a capacidade finalizadora de Fillipe Cardoso e Clayton para tentarem levar de vencida uma defesa de cinco que sofre com a lesão de Mangala e Erick Cabaco e que escasseia por soluções. 

Para o Estoril, uma vitória em casa não só reforça o bom momento do coletivo como, também, ajuda a eliminar o fantasma que paira desde 20 de agosto, data da última vitória no seu reduto contra o Rio Ave (2-0). Uma nova derrota caseira condiciona as aspirações dos canarinhos que podem, neste modo, ver fugir alguns dos seus adversários mais próximos, entre eles o Casa Pia, que tem, apenas, mais três pontos.

Mais que pontuar, vencer na Amoreira, será um feito histórico para o Casa Pia. Em 30 jogos já realizados entre as duas equipas, os gansos apenas venceram por três vezes e nenhuma delas foi fora de portas. Na época passada, o Estoril venceu o Casa Pia por 2-0 e com golos de Francisco Geraldes, de grande penalidade, e Tiago Gouveia. 

Estoril 

Sistema: 3x4x3

Onze Provável: Marcelo Carné; Volnei, Pedro Álvaro, Bernardo Vital; Rodrigo Gomes, Jordan Holsgrove, Mateus Fernandes, Tiago Araújo; Guitane, João Marques, Alejandro Marqués

Lesionados: Mangala, Erick Cabaco e Harouna Sy

Ausências: nada a registar 

Treinador: Vasco Seabra

Figura: Rodrigo Gomes. Tem 20 anos, já foi referenciado por Roberto Martinez e foi o homem do jogo na vitória contra o FC Porto. Este é o caso de Rodrigo Gomes, jogador emprestado pelo Braga ao Estoril no início da época, que, apesar de ser extremo de origem, ganhou uma nova vida no sistema tático introduzido por Vasco Seabra e que ocupa a posição de lateral-direito na seleção sub-21. Pelo Estoril, foi conquistando o seu espaço no corredor direito e já leva três golos e uma assistência em 12 jogos realizados. Por Portugal, regista três golos em três jogos. 

Rodrigo Gomes em ação pelo Estoril em jogo pela Liga de futebol. Foto: Sports Press Photo/Imago.

O que diz o treinador, Vasco Seabra: «Sabemos que, nos duelos do jogo, as dinâmicas em termos de criação de espaço para podermos encontrar homens livres no que é o nosso fecho de espaços para conseguirmos bloquear a pressão do Casa Pia são coisas que dependem do conhecer do jogo, mas também depende muito do nosso foco, dedicação e concentração e sabemos que essa atitude e proatividade são o que temos de meter no jogo.»

Casa Pia

Sistema: 3x4x3

Onze Provável: Ricardo Batista; Zolotic, Varela, João Nunes; Leonardo Lelo, Gaizka Larrazabal, Ângelo Neto, Pablo Roberto; Yuki Soma, Clayton e Filipe Cardoso

Lesionados: Kiki Silva e Rafael Brito

Ausências: nada a registar 

Treinador: Filipe Martins

Figura: Zolotic. Pode não ter o protagonismo que outros colegas de equipa, mas, na semana em que se estreia na convocatória da seleção da Bósnia e Herzegovina, o destaque do Casa Pia teria de ser o defesa central. A cumprir a sua quarta época pelo Casa Pia, Zolotic é o mais antigo dos três centrais no onze de Filipe Martins e espera na Amoreira cumprir o jogo 112 pelo emblema de Pina Manique. Dentro de campo, o central bósnio usa do seu estatuto para ser um líderes da equipa, sendo, na presente época, não só totalista como o jogador com mais minutos (1316) pelos casapianos. 

Zolotic em ação pelo Casa Pia em jogo pela Liga de futebol

O que diz o treinador, Filipe Martins: «Este ano a diferença que pode fazer no campeonato, além da qualidade dentro do campo, é também a capacidade mental para saber viver com alguns momentos menos positivos»