Albânia-Espanha, 0-1 Espanha 'B' suficiente para bater Albânia (crónica)
Mesmo com as segundas linhas, 'la roja' dominou e vantagem só pecou por escassa
Com o primeiro lugar já garantido, a Espanha entrou em campo frente à Albânia com a segunda equipa, mas foi o suficiente para vencer por 1-0 e fazer o pleno de pontos no grupo B do Euro 2024.
Apenas Laporte repetiu a titularidade face ao jogo de la roja com a Itália. Luis de la Fuente apostou num meio-campo menos fluido: Merino e Zubimendi ficaram mais atrás e, na posição de criativo, brilhou Dani Olmo. Foi o médio do Leipzig que, com um grande passe, isolou Ferran Torres que, aos 13', depois duas chances seguidas dos espanhóis, finalizou à base do poste de Strakosha para fazer o único golo da partida.
Sylvinho, por seu turno, apostou no mesmo onze que colocou frente à Croácia, salvo a saída de Hysaj, que deu lugar a Balliú. Apesar disso, certo é que a Espanha mostrou que, taticamente, é uma das melhores - ou até a melhor - de entre todas as seleções da prova. A organização era visível e, com ela, vinham muitas chances de perigo. Merino esteve perto de marcar, tal como Joselu, mas sem fazer mossa. Só ao minuto 45 conseguiu Laci fazer perigo, com um remate à distância, mas David Raya apareceu, atento, com uma grande defesa.
No segundo tempo, começou a Espanha mais perigosa e assim continuou. Dani Olmo continuou a espalhar magia e Joselu até podia ter marcado um golaço. Foi preciso esperar até ao minuto 85... pela Albânia. Só aí surgiu perigo de forma consistente, com pressão eficaz face aos espanhóis e Armando Broja até podia ter marcado na compensação, mas o seu remate frouxo acabou nas mãos de Raya.
O 1-0 acaba por pecar por escasso, face ao domínio espanhol. A Albânia ainda deu bons sinais, mas la fúria roja revelou-se demasiado rendilhada para conseguir bater. A Espanha vence e faz o pleno no 'grupo da morte': em 9 pontos possíveis, 9 pontos conquistados.