Quem saiu a sorrir no balneário do FC Porto após a final do Euro 2024?
Toni Martínez confessou que 'alertou' Danny Namaso de que a Espanha iria bater a Inglaterra. (Foto: IMAGO)

Quem saiu a sorrir no balneário do FC Porto após a final do Euro 2024?

NACIONAL15.07.202423:05

Toni Martínez, espanhol, revela «brincadeira» com Namaso, inglês, na sequência do jogo que opôs as duas seleções e que terminou com o triunfo de 'La Roja' no Campeonato da Europa; ponta de lança natural de Murcia não esconde a sua felicidade pela força dada pelos adeptos portistas no estrangeiro e promete que os jogadores tudo farão para oferecer-lhes vitórias nos jogos particulares do estágio na Áustria

No panorama do futebol internacional, a noite do passado domingo ficou marcada pela realização da final do Euro 2024, que colocou frente a frente as seleções de Espanha e Inglaterra.

Ora, no plantel do FC Porto pontificam vários jogadores espanhóis - Iván Marcano, Nico González, Fran Navarro e Toni Martínez -, mas também há um inglês: Danny Namaso.

E como o jogo entre as duas seleções foi recente, foi também natural a curiosidade dos jornalistas portugueses que acompanham o estágio do FC Porto na Áustria em saber se a final do Euro 2024 tinha sido tema de conversa no balneário. Toni Martínez, o jogador escolhido para falar à Comunicação Social esta segunda-feira, já depois de os dragões terem-se instalado em solo austríaco, não teve problemas em contar a história com o britânico, tema que lhe promoveu naturais sorrisos.

«Se brinquei com o Namaso? Um bocadinho, um bocadinho [risos]. Depois de termos falado que a Espanha era a favorita, ele ficou um pouco chateado... Fiquei feliz por conseguir mais um Europeu e, no final, fica tudo em tom de brincadeira com o Danny [Namaso]», confidenciou o espanhol.

A importância dos emigrantes

Na ocasião, Toni Martínez foi também sobre a importância que a presença do FC Porto na Áustria tem para os emigrantes portugueses que ali residem. O ponta de lança não escondeu a sua felicidade por constatar que os dragões têm tanto apoio tão longe: «Estamos fora do nosso país, mas sentimos que estamos na nossa casa, no nosso autocarro, no nosso hotel, que como veem está espetacular, parece que até estamos no Solverde. Há que agradecer às pessoas que tornaram isso possível, muita gente atrás de nós a trabalhar, a fazer um trabalho espetacular. E também é muito bom, como vocês disseram, o FC Porto tem adeptos em todo o mundo e vamos estar muito felizes por receber os que temos cá, porque é muito importante para nós também sentirmos o apoio. Vamos dar tudo nos jogos para conseguir a vitória, voltar ao Porto e continuar a preparar a equipa.»

Durante o estágio que se iniciou esta segunda-feira na Áustria, o FC Porto vai realizar três jogos particulares: Al Arabi (já amanhã), Áustria de Viena (sexta-feira) e Sturm Graz (no próximo dia 23). Os duelos têm início marcado para as 18 horas (hora portuguesa) e terão honras de transmissão televisiva na Sport TV. E o avançado espanhol dá o mote para estes três testes. «Continuar a rodar a equipa, pegar em algumas das ordens do mister, tentar ajustar ao máximo e, sobretudo, ficar bem e unir muito a equipa, que é muito forte, tanto dentro quanto fora do relvado», referiu.