Europeu Sub-21 «É a nossa última oportunidade»
Fábio Silva foi o porta-voz da confiança de Portugal para o derradeiro jogo da fase de grupos do Europeu de sub-21 frente à Bélgica.
«Vamos ter Portugal com muita ambição e vontade. Sabemos que não dependemos de nós, mas temos de ganhar, sabendo o que temos de melhorar face ao jogo passado. O mister referiu que somos uma equipa que até agora, se alguém falasse de Portugal, tinha receio de nos defrontar pela nossa qualidade de jogo. Sabemos a qualidade dos intérpretes que temos, tanto individual, como coletivamente, e é isso que vamos tentar fazer. Estou seguro de que, se estivermos ao nosso melhor nível, as outras seleções têm muita dificuldade em jogar contra nós. Esta é a nossa última oportunidade e gostávamos de deixar uma boa imagem até ao fim e sair de cabeça levantada», disse, em conferência de imprensa.
Portugal precisa de ganhar e esperar que a Geórgia não perca com os Países Baixos para garantir presença nos quartos de final da competição. «Obviamente, é um momento difícil para nós, mas sabemos aquilo que nos levou até aqui. A margem é mínima e não podemos errar. Cometemos alguns erros que não podemos cometer e estamos focados em melhorar. A nossa crença está sempre lá em cima porque o mister tenta passar-nos que as suas equipas têm de mostrar a melhor versão até ao fim, independentemente do resultado. Tenho a certeza de que vamos criar mais com bola face ao último jogo. E estou convicto de que vai ser um grande jogo. Se fizermos o nosso trabalho, acredito muito que vamos estar felizes no final», afirmou ainda.
A Bélgica é uma equipa que Fábio Silva conhece bem, até pela experiência de ter jogado no Anderlecht na primeira metade da época: «Conheço alguns jogadores da equipa belga. Joguei contra alguns deles, mas isso varia muito porque são equipas diferentes. Estamos em contexto de seleção. É diferente jogar num clube ou numa seleção. Equipas e ideias diferentes, acaba sempre por variar muito, mas, e nesse aspeto, o mister tem muita sorte, acho que temos um leque de jogadores que jogando um ou outro, a qualidade é a mesma e, por vezes, superior. Nesse aspeto, estamos muito tranquilos.»
Rui Jorge já analisou o adversário com os jogadores e todos estão motivados para vencer, garante Fábio Silva: «É uma equipa com jogadores muito rápidos na frente, que coloca muita profundidade e gosta de jogar em combinações. Sabemos aquilo que temos de fazer para aniquilar os pontos fortes deles e criar perigo na defesa adversária. Vai ser um jogo muito equilibrado porque são duas equipas que gostam de jogar e querem progredir na competição. Ambas vão lutar para ganhar o jogo. A nossa motivação está sempre lá em cima. Sou um jogador que gosta de desafios e de jogar contra os melhores. Estou sempre disponível para ajudar a equipa e dou sempre o meu melhor. Toda nós na Seleção estamos com uma ambição muito grande», finalizou.