Diomande vai renovar

Sporting Diomande vai renovar

NACIONAL23.08.202321:35

Concluídos os processos de renovação mais urgentes, a administração do Sporting prepara-se para agarrar mais jogadores e Diomande é um dos que se segue para revisão contratual. Apesar de contratado em janeiro, e com vínculo até 2027, o estatuto que entretanto conquistou na equipa aconselham à renovação, sobretudo para melhorar o vencimento para patamar mais condizente com a atual situação do central de 19 anos.

Gonçalo Inácio, Nuno Santos e Pedro Gonçalves renovaram os contratos, até 2027, na passada semana e com estes três dossiês a administração leonina concluiu os processos de renovação mais prementes. Ficam agora Adán, Neto e Coates no último ano de contrato, embora o espanhol com possibilidade de renovar automaticamente (ver outra peça nesta página), mas será Diomande a merecer incursão mais efetiva quando a janela de verão do mercado de transferências fechar, à meia noite da próxima quinta-feira, dia 31 de agosto.

O costa-marfinense foi contratado em janeiro aos dinamarqueses do Midtjylland, que o tinham cedido ao Mafra, da Liga 2. A administração dos verdes e brancos pagou 7,5 milhões de euros pelo defesa que logo se revelou diamante em bruto que Rúben Amorim começou a lapidar e lançou na equipa — 17 jogos, 13 como titular, e um golo marcado 2-2 com o Benfica, na jornada 33 da Liga. Aposta ganha e titularidade conquistada no arranque da época 2023/2024.

Contratado há pouco tempo e depois de passagem por clube da Liga 2 e aos 19 anos, Diomande está num dos patamares mais baixos dos vencimentos praticados em Alvalade: aufere cerca de 300 mil euros por ano numa altura em que o estatuto que tem no plantel já é superior. Por isso o aumento salarial para patamar mais condizente.

Relativamente aos anos de contrato haverá a possibilidade de aumentar mais um ou dois anos, embora a urgência seja a revisão salarial. No mesmo valor deverá manter-se a cláusula de rescisão do jogador, que está fixada nos 80 milhões de euros, o segundo patamar neste particular em Alvalade, só superado pelos 100 milhões de euros que estão inscritos na cláusula de Viktor Gyokeres, avançado sueco de 25 anos que os leões contrataram ao Conevtry por 20 milhões, o mais caro reforço da história do clube.