Daniel Ramos: «A tabela é enganadora em relação às exibições que temos feito»
Daniel Ramos, treinador do Arouca

Daniel Ramos: «A tabela é enganadora em relação às exibições que temos feito»

FUTEBOL21.09.202320:09

Treinador do Arouca projetou o jogo com o Famalicão que abre a 6.ª jornada

Em fim de semana de Feira das Colheitas no concelho, o Arouca viaja para Famalicão movido pela ambição de também aí colher pontos após a derrota caseira diante do Casa Pia e numa altura em que a equipa leva quatro jogos sem ganhar na Liga. Algo que Daniel Ramos desdramatizou na antevisão ao duelo com a equipa minhota, que, esta sexta-feira, abre a 6.ª jornada.

«Isso não interfere no nosso pensamento, que passa por irmos procurando fazer o nosso trajeto, somar vitórias e pontos. Dentro desta lógica, temos é de nos preocupar com o próximo adversário que é o Famalicão. Temos de aproveitar este jogo para voltarmos a somar pontos. É com a ideia na vitória que a equipa tem de se apresentar em campo, percebendo também o que fez de bom e de errado nos últimos jogos em que não foi possível ganhar. Foi com esse ponto de partida que preparamos este jogo com o Famalicão», disse.

Com seis pontos na Liga em quinze possíveis, o treinador do Arouca reconhece que a posição da equipa podia ser melhor, não fora os golos sofridos nos últimos instantes frente a FC Porto e Casa Pia: «Não estamos mal, mas podíamos ter agora mais três pontos, pois em termos de performance a equipa tem sido idêntica. Daí a tabela ser enganadora em relação às exibições que fizemos até este momento da época. Neste último jogo [com o Casa Pia] faltou-nos mais criatividade e agressividade ofensiva, mas resta-nos ser muito realistas em relação àquilo que temos feito e ao que temos de melhorar porque, se olharmos para o todo, as exibições têm sido boas em termos gerais.»

A confiança para o campeonato mantém-se elevada em Arouca, não obstante a força dos famalicenses no seu recinto. «O João Pedro Sousa está a fazer um excelente trabalho. O Famalicão é também muito competitivo. Tem vindo a demonstrar ser uma equipa que não desiste, não tem um único golo sofrido de bola corrida. É uma equipa que tem estado muito sólida do ponto de vista defensivo, é nesta altura a melhor defesa do campeonato, mas está sempre com olhos na baliza adversária e isso tem garantido um bom arranque. Estamos a contar com um jogo difícil contra uma equipa competente e muito bem orientada», frisou Daniel Ramos que, contudo, avança para Famalicão «com um plano de jogo para conseguir um bom resultado», mas, para isso, destaca que é preciso um conjunto «competente, a correr muito e bem organizado, forte nos duelos, agressivo a defender e audaz a atacar». 

«A equipa tem vindo a jogar bom futebol, tem sido competitiva e vai continuar assim porque trabalha para isso e tem jogadores com qualidade, que se esforçam e que querem dar já uma boa resposta neste jogo», acrescentou ainda.

As dúvidas sobre o regresso à competição dos laterais Tiago Esgaio e Mateus Quaresma marcam as preocupações para a deslocação ao Minho. Um último teste determinará a ida ou não a jogo das duas preponderantes unidades defensivas.