Comportamento indevido dos adeptos já custou mais de 80 mil euros a Benfica e Sporting
Uso de pirotecnia pelos adeptos continua a custar muito dinheiro aos clubes. RUI RAIMUNDO/ASF

Comportamento indevido dos adeptos já custou mais de 80 mil euros a Benfica e Sporting

NACIONAL12.11.202310:05

Situações ocorridas nas provas europeias são o reflexo do que tem acontecido nas dez primeiras jornadas do campeonato; multas dos leões já ultrapassam os 100 mil euros

Está a custar caro o comportamento dos adeptos de Benfica e Sporting na Liga

À imagem do que tem sido o, inapropriado, comportamento da águias e leões nas provas da UEFA, no que diz respeito ao campeonato, as multas aplicadas pelo Conselho de Disciplina da FPF a cada clube já superam os 80 mil euros e ainda vamos na 11.ª jornada. 

Entre os rivais da Segunda Circular, o Sporting é aquele cujo comportamento dos adeptos está a gerar mais despesas. O atual líder do campeonato, já desembolsou mais de 100 mil euros em multas alusivas ao comportamento quer nas bancadas de Alvalade quer nos quatro estádios que já visitou e, às portas de mais um dérbi, antevê-se que o valor irá aumentar.  

Analisando as 10 jornadas já disputadas esta época, foram as deslocações ao Estádio do Bessa e ao São Luís que mais encargos financeiros causaram à SAD leonina. Na visita ao Boavista, as duas paragens ocorridas no encontro, devido ao lançamento de tochas para dentro do recinto de jogo, associado ao uso de engenhos pirotécnicos e de insultos à equipa da casa, obrigaram a que fosse necessário desembolsar cerca de 25.500 euros. Já em Faro, entre a invasão de campo de um adepto sportinguista, o atraso, em três minutos, no início da partida pelo arremesso de engenhos pirotécnicos e a repetição do mesmo comportamento no momento do golo de Gyokeres - o primeiro, na partida ao minuto 21- o Sporting foi obrigado a pagar 15 mil euros. 

Em Alvalade, foi o jogo da última jornada contra o Estrela da Amadora (3-2) aquele mais prejuízo deu. Dos 11.500 euros, os leões foram castigados pela entrada e permanência de objetos não autorizados, pelo uso de engenhos pirotécnicos e por insultos ao…Benfica, na flash interview do canal que transmitiu a partida. É importante, também, ressalvar que nos últimos quatro jogos para a liga os valores das coimas superaram os 10 em euros, um montante superior aos registados nas seis primeiras jornadas da Liga.

O Benfica apresenta um total de multas a rondar os 88 mil euros. As despesas começaram logo na primeira jornada, em que o comportamento indevido dos adeptos do campeão nacional na derrota no Bessa (2-3) teve um custo de 19.800 euros. O arremesso de pirotecnia diversa e de cadeiras, após o terceiro golo axadrezado, estão na origem do montante. 

Foi precisamente no clássico da 6.ª jornada, que resultou numa vitória caseira contra o FC Porto, que o Benfica teve o maior montante a pagar: 20.700 euros. Este valor deve-se ao comportamento indevido nas bancadas antes do apito inicial e ao lançamento de moedas e de um isqueiro contra a equipa adversária. 

No dérbi, conhecendo-se o histórico de desacatos entre adeptos das duas equipas, espera-se que não haja continuidade das reprováveis situações vistas no Anoeta ou em Rákow, e que ambos os clubes tomem providências para evitar que as despesas continuem a aumentar.