CNN: suspeitas de corrupção em penálti que deu acesso ao Benfica à Liga dos Campeões (veja o lance)

Benfica CNN: suspeitas de corrupção em penálti que deu acesso ao Benfica à Liga dos Campeões (veja o lance)

NACIONAL21.02.202321:41

A CNN Portugal avançou esta terça-feira com a notícia de que «o Ministério Público suspeita que o Benfica tenha assegurado o acesso à Liga dos Campeões na época 2017/18, em detrimento do Sporting, através de um penálti cometido por um jogador do Moreirense sobre os encarnados no jogo da última jornada, o que garantiu ao Benfica uma vitória por 1-0 no Estádio da Luz».

O jogador envolvido no referido penálti é o médio Alfa Semedo: «A investigação acredita que como contrapartida por alegado crime de corrupção desportiva, está o pagamento do Benfica ao Moreirense, no final dessa época, de 2,5 milhões de euros por 50 por cento do passe e dos direitos desportivos do jogador», pode ler-se no site do canal, que vinca que «este é um dos factos que consta no megaprocesso que corre contra o Benfica, há cinco anos», ao qual teve acesso. 

Quem conseguisse chegar à Champions encaixava 43 milhões de euros, e a luta pelo segundo lugar, já com o FC Porto campeão, foi até à última jornada. «A 13 de maio de 2018, o Sporting perdeu pontos na Madeira, frente ao Marítimo, com um deslize do guarda-redes Rui Patrício, e o Benfica assegurou os três pontos decisivos num jogo cujo resultado o Ministério Público, após investigação da Polícia Judiciária, acredita ter sido viciado. Existe no processo a suspeita de corrupção desportiva, para benefício do Benfica, por dependência económica de vários clubes de dimensão menor que os encarnados, algo que compete agora ao Ministério Público demonstrar numa acusação que deverá ser conhecida ainda este ano», sustenta a CNN Portugal.

Alfa Semedo, 25 anos, natural da Guiné-Bissau, está atualmente no Al-Tai, da Arábia Saudita, depois de ter representado o V. Guimarães. O jogador passou pela formação do Benfica e depois de representar o Vilafranquense (por empréstimo) e o Moreirense (em definitivo), voltou à Luz, onde fez 16 jogos (com um golo marcado) em 2018/2019, com Rui Vitória no comando das águias. Na segunda parte dessa temporada acabaria por ser cedido ao Espanhol, e nas temporadas seguintes a Nottingham Forest e Reading, deixando de ter ligação ao Benfica quando no verão de 2021 se vinculou ao V. Guimarães, saindo no verão passado para a Arábia Saudita.

Veja o lance em causa: