27 abril 2024, 19:00
Soma multiplica presença casapiana na elite nacional (crónica)
Extremo japonês conduziu gansos a vitória de extrema importância; flavienses foram melhores, mas momento é de enorme fragilidade emocional
Esquerdino é extremo de origem mas também pode desempenhar funções como lateral/ala; lesão de Carraça deve potenciar recuo de João Correia para a direita da defesa e, em simultâneo, abrir vaga ao esquerdino no ataque; intermitência de Sandro Cruz também pode levar o camisola 7 a jogar mais atrás
Bernardo Sousa, mais conhecido no mundo do futebol por Benny, tem francas possibilidades de ser titular diante do FC Porto, numa partida relativa à 32.ª e antepenúltima jornada da Liga e que está agendada para as 20.30 horas de sábado, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.
O ala/extremo, de 24 anos, foi suplente utilizado no encontro da ronda anterior, com o Casa Pia (1-3), mas vê agora abrirem-se duas janelas de oportunidade para regressar aos eleitos iniciais de Moreno.
27 abril 2024, 19:00
Extremo japonês conduziu gansos a vitória de extrema importância; flavienses foram melhores, mas momento é de enorme fragilidade emocional
Expliquemos: Benny é um extremo de origem que alinha preferencialmente nos corredores ofensivos. No entanto, a sua polivalência, aliado ao facto de um sistema de centrais potenciar a projeção dos laterais/alas, oferece-lhe a possibilidade de ser, também, uma alternativa bastante credível para desempenhar essas funções.
Ora, na antecâmara da receção aos dragões, o técnico flaviense já sabe que não poderá contar com Carraça, devido a lesão, o que deverá originar o recuo no terreno de João Correia. O internacional cabo-verdiano tem jogado no último terço ofensivo, mas também ele pode jogar como lateral/ala e, como tal, deverá ser essa a escolha de Moreno para o corredor direito.
Confirmando-se esse cenário, abre-se uma vaga na frente. Mais concretamente na extrema esquerda. E é essa a primeira janela por que pode entrar Benny. O canhoto é um dos principais candidatos a ocupar esse lugar, fazendo, assim, companhia a Rúben Ribeiro e Héctor Hernández nas zonas mais próximas da baliza azul e branca.
A segunda hipótese, e não menos credível, é a de Benny jogar como lateral/ala esquerdo. Sandro Cruz tem sido, desde que regressou de lesão, o eleito para esse lugar, mas o (também) esquerdino tem tido prestações intermitentes, algo que pode promover o recuo de Benny e a entrada de outro elemento de caraterísticas mais ofensivas, casos de Leandro Sanca ou Jô Batista, por exemplo.
Carraça... e mais dois de fora
A lesão de Carraça vai impedir o experiente lateral de dar o seu contributo à equipa no duelo com os dragões.
Mas além dessa garantia, Moreno tem ainda outras duas: Pedro Pinho e Raphael Guzzo também estão fora de combate. Ainda que por razões diferentes.
No caso de Pedro Pinho, trata-se de uma impossibilidade clínica. O camisola 18 continua entregue ao departamento médico do Chaves e não receberá o necessário aval a tempo de ir a jogo com o FC Porto. Já relativamente ao número 80, trata-se de uma indisponibilidade do foro disciplinar. Raphael Guzzo completou, frente ao Casa Pia, uma série de cinco cartões amarelos e, dessa forma, vai cumprir um jogo de suspensão.
O grupo de trabalho dos valentes transmontanos volta a treinar na manhã desta sexta-feira (10.30 horas), no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, sendo que duas horas depois Moreno Teixeira estará na sala de Imprensa para projetar o encontro com o FC Porto.