Renascimento à vista no FC Porto?: «Fran Navarro só precisa  de uma oportunidade»
Ponta de lança espanhol é bastante elogiado por Carraça, com quem jogou no Gil Vicente antes de rumar aos dragões

Renascimento à vista no FC Porto?: «Fran Navarro só precisa de uma oportunidade»

NACIONAL16.07.202408:00

Carraça, antigo jogador dos dragões, foi colega do espanhol no Gil Vicente e realça o faro goleador do espanhol; pode vir a ser uma das boas surpresas dos dragões, assume; focado no trabalho

Uma nova vida. Assim pode ser designada a época 2024/2025 para Fran Navarro. O ponta de lança espanhol está de regresso ao FC Porto, depois de meia época de empréstimo ao Olympiakos, e no horizonte está a sua afirmação de dragão ao peito.

Sensivelmente um ano depois de ter sido contratado ao Gil Vicente, Fran Navarro sonha com um lugar ao sol no emblema portista, isto depois de, na temporada passada, ter contabilizado apenas 10 jogos (um golo) ao serviço dos azuis e brancos. A escassa utilização abriu-lhe a porta de saída e na Grécia melhorou os registos: 18 jogos, cinco golos.

Mas quem o conhece bem garante que estes números são ainda parcos quando analisadas as capacidades de Fran Navarro. Em declarações exclusivas a A BOLA, Carraça, antigo jogador do FC Porto e que foi seu companheiro de equipa no Gil Vicente, numa época de tremendo sucesso para o espanhol (21 golos em 43 jogos), assume que o espanhol tem tudo para explodir esta temporada.

«É muito bom profissional, extremamente trabalhador e focado. Logo nessa época, em que jogámos juntos, via-se que iria acabar por dar o salto. Tem imensa qualidade, é um ponta de lança puro e que tem um faro goleador incrível. O Fran Navarro só precisa de uma oportunidade. Com as qualidades que tem, jogando com regularidade vai potenciar-lhe a confiança de que necessita para voltar a demonstrar toda a sua veia goleadora», começou por dizer o lateral-direito que jogou no FC Porto em 2020/2021- tendo sido emprestado nas duas épocas seguintes a B SAD e Gil Vicente respetivamente.

O futuro do FC Porto em termos táticos é ainda uma incógnita, não sendo totalmente líquido que Vítor Bruno privilegie um sistema com um ou dois pontas de lança, mas, na ótica de Carraça, o espanhol pode enquadrar-se bem em qualquer uma das dinâmicas. Apesar de, salienta, a afirmação de Fran Navarro em Barcelos tenha sido como elemento único na frente de ataque: «No Gil Vicente só jogávamos com o ponta de lança e o Fran era a referência ofensiva. Além de ter muito golo, porque é muito forte em zonas de finalização, é também um jogador acima da média no ataque à profundidade e em diagonais curtas. Mas com a qualidade que tem, não duvido que também possa render num esquema de dois avançados. A minha sensibilidade é que, independentemente das questões táticas, ele tem todas as condições para ser bem-sucedido no FC Porto. É só mesmo uma questão de oportunidade.»

Carraça, que também pelo pelo FC Porto, não poupa nos elogios a Fran Navarro. (Foto: Miguel Nunes/ASF)

A finalizar, Carraça deixou ainda um apontamento que, por norma, é do agrado dos treinadores. «O Fran é um excelente elemento de grupo. É tranquilo e pacato. Envolve-se nas brincadeiras coletivas, mas nunca deixa de lado o seu lado obsessivo pelo trabalho», salientou.