Casa Pia: dúvida a meio-campo e Justo deve ser o escolhido
A ausência de Beni Mukendi, que rumou à seleção de Angola para disputar a Taça das Nações Africanas, abre uma vaga no 'miolo' que poderá ser ocupada pelo jovem cedido pelo Sporting
É com uma dúvida em aberto no seu meio-campo que o Casa Pia se apresenta esta segunda-feira frente ao Moreirense – está garantida uma alteração forçada no onze titular dos gansos, que se prende com a ausência de Beni Mukendi, que se encontra ao serviço da seleção de Angola na Taça das Nações Africanas, e por isso deixa em aberto uma vaga, para a qual concorrem quatro diferentes opções, com diferentes probabilidades de vencer a corrida pelo regresso à titularidade.
Os candidatos ao lugar são vários, começando desde logo por Pablo Roberto, titular indiscutível durante a era Filipe Martins, que tem perdido algum gás desde que Pedro Moreira chegou ao comando técnico: o brasileiro apenas foi titular uma vez sob o comando do novo técnico e as suas funções passaram a ser distintas, pelo que até poderá vir a ser opção para uma das alas em função do seu pendor ofensivo. Assim, a escolha do substituto de Beni poderá mesmo passar por outra solução.
Outra hipótese poderia ser Telasco Segovia, que regressou de lesão há cerca de três semanas e, desde então, contabiliza 21 minutos de utilização, divididos por 20 minutos frente ao Desportivo de Chaves e um minuto na jornada anterior, que constituiu uma receção ao Sporting de Braga. O que corresponde a dizer que o venezuelano nunca foi titular às ordens de Pedro Moreira, tal como outra das possibilidades que também espreita a sua hora de competir, caso de Rafael Brito.
No caso do médio internacional jovem por Portugal, ainda não competiu oficialmente com a camisola dos gansos em função de ter chegado lesionado e apenas ter completado o seu processo de recuperação há três semanas, tendo integrado a convocatória para os últimos dois jogos, frente a Desportivo de Chaves e SC Braga, não tendo deixado o banco de suplentes. Desta forma, Brito aproxima-se de somar os primeiros minutos de utilização, mas não compete oficialmente há quase oito meses, pelo que a titularidade se afigura improvável.
Face a todos estes exemplos, A BOLA apurou que Samuel Justo é quem reúne maior probabilidade para ascender à titularidade. O médio emprestado pelo Sporting tem aguardado pacientemente pela sua oportunidade – não saiu do banco de suplentes frente ao SC Braga e apenas jogou um minuto em Chaves – mas encontra-se rodado e tem como última aparição como titular a deslocação ao FC Porto, na qual atuou por pouco mais de uma hora e ao lado de…Beni Mukendi, que agora representa uma ausência notada.
Ao que tudo indica, Justo surgirá ao lado de Neto no embate com o Moreirense, podendo cumprir o 15.º encontro ao serviço do emblema de Pina Manique, pelo qual marcou um golo…e logo decisivo, que permitiu derrotar o Portimonense, há pouco mais de um mês, em Rio Maior. Sem levantar o véu, Pedro Moreira salientou na antevisão ao encontro que o Moreirense será «uma oportunidade» para quem surgir a ocupar a vaga e Justo tudo fará para segurar um lugar que já lhe pertenceu…