7 janeiro 2024, 13:44
«Não vou ser hipócrita, estes 26 pontos custaram-nos muito a conquistar»
Rui Borges, treinador do Moreirense, falou do bom momento da equipa, que ocupa o sexto lugar da Liga
Jogo encerra a 16.ª jornada da Liga e as duas equipas encontram-se em situações distintas
É um jogo inédito. Moreirense e Casa Pia defrontam-se pela primeira vez na história no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, na vila de Moreira de Cónegos. Em julho passado, os dois emblemas disputaram um jogo amigável e os casapianos saíram triunfantes (1-0).
No encontro que encerra a 16.ª jornada da Liga, as duas equipas medem forças em cenários bem diferentes, isto porque a formação comandada por Rui Borges ocupa atualmente o sexto lugar, a quatro pontos do Vitória de Guimarães (5.º), e os casapianos estão seis posições abaixo, com 16 pontos, menos dez do que o adversário desta noite.
Se olharmos para os últimos dez embates de cada equipa, o Moreirense não perdeu nenhum, somando quatro empates e seis vitórias. A última derrota (3-0) dos cónegos foi em Alvade, em 17 de setembro. Isto se olharmos apenas para os jogos do campeonato, é que o Moreira foi eliminado da Taça de Portugal em casa do Paredes, do Campeonato de Portugal, logo na primeira tentativa.
Já no Casa Pia o cenário é completamente diferente: nas últimas dez partidas a formação lisboeta soma apenas duas vitórias e um empate. Desde que Pedro Moreira assumiu o lugar de Filipe Martins no comando técnico, o Casa Pia deu um salto, uma vez que essas duas vitórias (Portimonense e Chaves) foram conquistadas sob comando técnico de Pedro Moreira.
O Moreirense entra para esta partida a sorrir para as estatísticas: não perde uma partida há sete jogos e nos últimos dez só foi derrotado numa ocasião. Em casa, a formação de Moreira de Cónegos não perde há cinco encontros.
Onze provável (4x2x3x1): Kewin; Fabiano, Marcelo, Maracás e Pedro Amador; Franco e Ofori; Kodisang, Alan e Madson; André Luís.
Lesionados: Alhassane Sylla e Hernâni Infande
Último onze (0-0 em Vizela): Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Pedro Amador, Lawrence Ofori, Gonçalo Franco, Madson, Alanzinho, João Camacho, André Luís
Figura: André Luís
Poderá ser a última partida do goleador do Moreirense. Os seis golos apontados (sete no conjunto das provas) fazem do avançado brasileiro um alvo fácil no mercado estrangeiro. O futebol chinês é o seu próximo destino. Os 17 golos apontados na Liga 2 na época passada provam que o treinador Rui Borges tem razão, o Moreirense vai sentir a sua falta.
O que disse Rui Borges na antevisão
«O Moreirense vai ser a equipa que tem sido até ao momento. Competente e equilibrado em todos os momentos. Queremos ser dominantes, quando assim não é, é por mérito do adversário. Queremos ser uma equipa comprometida, bastante intensa em termos de processo defensivo, timing e pressão. A nossa ideia de jogo não vai mudar. Ano novo, a mesma vida. Vamos encontrar um adversário com qualidade individual, dinâmica, com treinador novo e que mantém a ideia que trazia do Filipe (Martins). Espero, por isso, um jogo difícil e competitivo. Vai ser um jogo difícil, respeitando o adversário».
7 janeiro 2024, 13:44
Rui Borges, treinador do Moreirense, falou do bom momento da equipa, que ocupa o sexto lugar da Liga
Pedro Moreira vai continuar a aposta no 4x4x2, tendo encontrado neste sistema umma identidade que resultou contra o Chaves, não tanto contra o SC Braga, mas aqui a superiodade dos minhotos poderá ter feito a diferença. A equipa de Pina Manique marca há quatro jogos consecutivos, porém, sofre golos há cinco.
Onze provável (4x4x2): Ricardo Batista; Gaizka Larrazabal, João Nunes, Nermin Zolotic, Leonardo Lelo; Tiago Dias, Ângelo Neto, Fernando Varela, Yuki Soma: Felippe Cardoso, Clayton Silva
Lesionado: Kiki Silva
Castigado: Beni Mukendi (também ao serviço da seleção de Angola para a Taça das Nações Africanas)
Último onze (derrota 1-3 na receção ao SC Braga): Ricardo Batista, Gaizka Larrazabal, João Nunes, Nermin Zolotic, Leonardo Lelo, Tiago Dias, Ângelo Neto, Beni Mukendi, Yuki Soma, Felippe Cardoso, Clayton Silva
A figura: Clayton Silva
A dupla de avançados Felippe Cardoso e Clayton tem agradado muito Pedro Moreira, que conseguiu potenciar a capacidade finalizadora de Clayton, o melhor marcador do Casa Pia, com seis golos no campeonato e dez no conjunto das provas esta temporada.
O que disse Pedro Moreira na antevisão
«A nossa preparação vai sempre ao encontro de conseguirmos um bom resultado em todos os jogos. Ela é feita em função do desempenho do adversário. Tem jogadores de um potencial extremo. O Moreirense é uma equipa confiante pelos resultados que tem obtido. A nossa equipa está também à procura disso. Queremos criar dificuldades ao adversário, tal como tem acontecido nos últimos jogos».
7 janeiro 2024, 15:41
Capitão dos Gansos está a caminho do Chaves; Pedro Moreira fez ainda a antevisão ao jogo com o Moreirense, marcado para esta segunda-feira