Cabeça de Otávio e mãos de Luiz Júnior embalam Famalicão
Guarda-redes e defesa-central foram os grandes destaques na vitória do Famalicão diante do Arouca.
Foto: IMAGO

Cabeça de Otávio e mãos de Luiz Júnior embalam Famalicão

NACIONAL22.09.202323:05

Golo do defesa central brasileiro ofereceu três pontos aos minhotos que, em pezinhos de lã, já estão no 5.º lugar (ainda que provisoriamente); Arouca prolonga mau momento e já vai em seis jogos consecutivos sem vencer; VAR com noite de muito trabalho no Minho

O Famalicão recebeu e venceu o Arouca (1-0), na partida de abertura da 6.ª jornada da Liga, realizada na noite desta sexta-feira. 

Num jogo onde houve mais qualidade na primeira parte do que na etapa complementar - aí, a intensidade subiu (e de que maneira!) -, o Arouca começou por ser a equipa mais perigosa, mas a mira dos jogadores arouquenses (em especial a de Rafael Mújica). Mas bem cedo começou também a destacar-se um jogador dos minhotos: Luiz Júnior.

O guarda-redes brasileiro deixou logo no ar que estaria numa noite inspirada e isso veio mesmo a confirmar-se. Mas, antes dos momentos mais altos do número 31 dos famalicenses, a equipa da casa conseguiu chegar à vantagem: Otávio, aos 27 minutos, subiu ao segundo andar e, de cabeça, deu o melhor seguimento a um canto cobrado por Francisco Moura do lado direito. Estava aberto o ativo em Famalicão.

O Arouca tentou reagir ainda antes do intervalo, mas sempre que chegou com perigo à baliza contrária esbarrou na eficácia de Luiz Júnior.

Os segundos 45 minutos foram totalmente dominados pelo emblema da Serra da Freita, que tentou, de várias formas, chegar ao golo, mas a história estava mesmo escrita: Luiz Júnior não iria ser batido. Nem de penálti. Ou melhor, nem em dois penáltis. Vamos por partes: aos 57 minutos, Riccieli derrubou Trezza, na área, e depois de alertado pelo VAR e de ter ido ver as imagens, o árbitro da partida reverteu a decisão (tinha mandado jogar) e assinalou para a marca dos 11 metros. Chamado à conversão, Morlaye Sylla atirou para... (grande) defesa de Luiz Júnior. Mas a história não tinha chegado ao fim. Poucos segundos depois, e quando o jogo já tinha sido reatado, o juiz do encontro voltou a receber a indicação do VAR de que tinha havido uma regularidade: Youssouf Zaydou tinha invadido a grande área antes de Morlaye Sylla bater a grande penalidade. A decisão passou por novo penálti para os arouquenses. Mas nem à segunda Morlaye Sylla foi feliz. Desta feita, o remate do médio da Guiné-Conacri foi devolvido pela barra. Os deuses estavam (mesmo) com Luiz Júnior (e com o Famalicão).

Apesar dos duros revés, o Arouca manteve a pressão sobre o Famalicão e nem a expulsão de Rafa Mújica (77') - de novo por indicação do VAR, uma vez que o árbitro da partida tinha, inicialmente, advertido o avançado espanhol com o cartão amarelo, após falta sobre Chiquinho - impediu os comandados de Daniel Ramos - que também acabou expulso, já nos descontos, por protestos (os adeptos do Famalicão recordam-se bem do trabalho do técnico quando passou pela formação minhota, entre 2013 e 2016, e quando este se dirigia para o túnel de acesso aos balneários tributaram-lhe uma enorme ovação) - de continuaram em busca do golo que... não apareceu. Ora por ineficácia dos seus jogadores, ora pelas intervenções de Luiz Júnior.

Talvez não seja por acaso (claro que não é!) que o Famalicão tem apenas três golos sofridos nas primeiras seis jornadas da Liga, o que confere ao conjunto de João Pedro Sousa o estatuto de equipa menos batida do campeonato. E assim vai continuar, pelo menos mais uma jornada...

Com este triunfo, o Famalicão chega aos 11 pontos e está, provisoriamente no 5.º lugar da tabela classificativa - só poderá ser ultrapassado pelo Vitória de Guimarães, caso os rivais do Minho vençam, este sábado o Casa Pia, ou, por outro lado, igualados pelo... Casa Pia, caso os gansos derrotem os conquistadores.

Já o Arouca prolongou o mau momento e somou o sexto jogo consecutivo sem ganhar - três empates e três derrotas. Depois de um arranque de época a todo o gás, com três vitórias seguidas, não mais os arouquenses voltaram a ser felizes. Estão, para já, no 11.º posto, com seis pontos, mas podem acabar a jornada uns quantos lugares abaixo...

Final da partida! Famalicão 1 Arouca 0.

Quando se encaminhava para o túnel de acesso aos balneários, depois de ter sido expulso, Daniel Ramos foi bastante aplaudido pelos adeptos do Famalicão. Recorde-se que o técnico orientou a formação minhota entre 2013 e 2016.

90+5' Daniel Ramos, treinador do Arouca, é expulso do banco, por protestos.

Vai defendendo como pode o Famalicão. Faltam três minutos para o final do tempo de compensação.

Carrega o Arouca nos descontos na tentativa de chegar ao empate...

Oito minutos de tempo adicional mínimo.

87' Substituição no Arouca, com a saída de David Simão para a entrada de Oriol Busquets.

83' Substituição no Famalicão, com a saída de Chiquinho para a entrada de Afonso Rodrigues.

77' Rafael Mújica é expulso! Depois de alertado pelo VAR, o árbitro da partida foi ver as imagens do lance entre o avançado espanhol do Arouca e Chiquinho (Famalicão) e alterou a sua decisão: anulou o cartão amarelo que tinha mostrado a Rafael Mújica e mostrou-lhe o vermelho. As duas equipas jogaram agora com 10 elementos cada.

75' Tripla substituição no Arouca, com as saídas de Galovic, Morlaye Sylla e Trezza, para as entradas de Miguel Puche, Pedro Santos e Bukia.

74' Cartão amarelo a Rafael Mújica.

65' Dupla substituição no Famalicão, com as saídas de Martín Aguirregabiria e de Jhonder Cádiz, para as entradas de Nathan e de Henrique Araújo.

64' Cartão amarelo a Galovic.

63' Na repetição do penálti, Morlaye Sylla volta a falhar. O médio arouquense rematou, desta feita, para o lado esquerdo de Luiz Júnior, mas a bola foi devolvida pela barra da baliza famalicense. Mantém-se a vantagem dos homens da casa.

62' Penálti a favor do Arouca vai ser repetido. No momento do remate de Morlaye Sylla, Zaydou Youssouf já estava dentro da área. 

59' Desperdício do Arouca! Na transformação do penálti, Morlaye Sylla não conseguiu levar a melhor sobre Luiz Júnior. O guarda-redes do Famalicão faz uma grande defesa e impede o empate.

59' Dupla substituição no Famalicão, com as saídas de Lacoux e de Aranda, para as entradas de Topic e de Justin de Hass.

57' Riccieli expulso. Segundo cartão amarelo para o capitão do Famalicão.

57' Penálti para o Arouca!

Possível penálti para o Arouca. O árbitro da partida não considerou falta uma entrada de Riccieli sobre Trezza, mas, alertado pelo VAR, foi ver as imagens...

51' Cartão amarelo a Martín Aguirregabiria.

49' Grande oportunidade para o Arouca! Duas situações de golo... na mesma jogada! Cabeceamento de Rafael Fernandes para bela defesa de Luiz Júnior e, na recarga, Galovic viu o seu remate ser intercetado por Riccieli para o poste direito da baliza minhota.

Início da segunda parte!

Primeira parte interessante no Minho. Famalicão e Arouca, apesar de terem sistemas diferentes, estão a jogar o jogo pelo jogo, sem amarras, e, dessa forma, a bola tem andado mais junto das áreas do que propriamente na zona do meio-campo (o que acontece quando os duelos são mais táticos). Os arouquenses até foram os primeiros a criar perigo, por intermédio de Rafael Mújica, mas responderam os famalicenses, com remates (também) exteriores de Francisco Moura e Lacoux. O conjunto de Daniel Ramos voltou à carga, novamente com Rafael Mújica como protagonista principal, mas Luiz Júnior, atento, defendeu para canto. Pouco depois... o golo dos comandados de João Pedro Sousa: canto da direita de Francisco Moura e Otávio, de cabeça, abriu o ativo. A resposta do emblema da Serra da Freita não se fez esperar e, no minuto seguinte, Cristo González, junto à marca de penálti, fez Luiz Júnior brilhar entre os postes. Parecem estar reunidas as condições para uma etapa complementar ainda mais intensa. Se o Arouca vai correr atrás do resultado, o Famalicão pode explorar os espaços existentes para tentar aumentar a contenda...

Intervalo! Famalicão 1 Arouca 0.

45+1' Cartão amarelo a Aranda.

Dois minutos de tempo adicional mínimo.

44' Substituição no Arouca: sai Tiago Esgaio (lesionado), entra Bogdan Milovanov.

39' Cartão amarelo a Riccieli. 

37'Remate de primeira de Aranda, à entrada da área, com o disparo a sair potente, mas ao lado do poste esquerdo da baliza de Arruabarrena. 

29' Grande oportunidade para o Arouca! Remate de Cristo González, junto à marca de penálti, para mais uma excelente intervenção de Luiz Júnior.

28' Golo do Famalicão! Canto batido por Francisco Moura do lado direito e Otávio, no segundo andar, cabeceou para o 1-0.

20' Cartão amarelo a Jason Remeseiro.

19' Grande oportunidade para o Arouca! Remate de Morlaye Sylla que ressaltou na linha defensiva famalicense, sendo que, na sobra, Rafael Mújica não pediu licença e visou de pronto a baliza minhota. Luiz Júnior, porém, estava atento e, com uma sapatada na bola, cedeu canto.

16' Cartão amarelo a Otávio.

14' Lacoux tentou a sua sorte à entrada da área, na sequência de uma bola rechaçada pela defensiva arouquense depois de um livre batido por Aranda, mas a intenção do médio francês dos minhotos saiu ao lado do poste direito da baliza contrária.

10' Cruzamento/remate de Francisco Moura, do lado esquerdo do ataque minhoto, com a bola a sair na direção das mãos de Arruabarrena.

5' Primeira aproximação perigosa do Arouca à baliza do Famalicão, com Rafael Mújica a galgar alguns metros com a bola controlada e, ainda de fora da área, a rematar forte e cruzado, levando a bola a passar perto do poste direito da baliza defendida por Luiz Júnior.

Início da partida!

Instantes antes do início da partida, destaque para o forte abraço entre João Pedro Sousa e Daniel Ramos, em pleno relvado do Estádio Municipal de Famalicão. Os treinadores de Famalicão e Arouca, respetivamente, estiveram alguns instantes à conversa, por entre muitos sorrisos... Imagem bonita!

Os eleitos de Daniel Ramos
Os eleitos de João Pedro Sousa

Arouca: Arruabarrena (12); Rafael Fernandes (64), Galovic (44) e Javi Montero (4); Trezza (9), Morlaye Sylla (2), David Simão (5) C e Tiago Esgaio (28); Cristo González (23), Rafael Mújica (19) e Jason Remeseiro (10)                                                                           

Suplentes: João Valido (1), Yusuf Lawal (7), Eboué Kouassi (8), Miguel Puche (11), Matías Rocha (13), Oriol Busquets (14), Bogdan Milovanov (22), Bukia (30) e Pedro Santos (89)

Treinador: Daniel Ramos

Famalicão: Luiz Júnior (31); Martín Aguirregabiria (32), Riccieli (15) C, Otávio (13) e Francisco Moura (74); Lacoux (6) e Zaydou Youssouf (28); Aranda (11), Chiquinho (10) e Puma Rodríguez (7); Jhonder Cádiz (29)

Suplentes: Zlobin (1), Topic (8), Henrique Araújo (9), Gustavo Assunção (12), Justin de Haas (16), Afonso Rodrigues (17), Liimatta (18), Gustavo Sá (20) e Nathan (22)

Treinador: João Pedro Sousa

Árbitro: Bruno Vieira (AF Lisboa) Assistentes: Hugo Ribeiro e Francisco Pereira 4.º Árbitro: Carlos Teixeira VAR/AVAR: Miguel Nogueira e Nuno Pires

Já há equipas oficiais!

O Famalicão recebe esta noite (20.15 horas) o Arouca, na partida que abre a 6.ª jornada da Liga