Benfica-Estoril, 3-0 Bruno Lage: «Queremos ser líderes no Natal, no Carnaval, na Páscoa...»
Treinador do Benfica ficou satisfeito por passar o Natal em primeiro lugar do campeonato, após a vitória diante do Estoril, e retirou peso ao dérbi com o Sporting
Após o deslize do Sporting, em Barcelos, o Benfica tinha de vencer o Estoril, no Estádio da Luz, para assumir a liderança isolada do campeonato e foi isso que fez, com uma vitória, por 3-0, algo que deixou Bruno Lage bastante satisfeito.
- Este jogo tinha falado nesse objetivo de oferecer uma prenda a todos os benfiquistas. Está conseguido?
- Foram três pontos muito importantes. Acho que foi uma boa exibição. A equipa soube ter o controle do jogo com bola. Um Estoril muito bem organizado. Um 5-3-2 com linhas muito juntas. Não dar muitos espaços, mas a equipa soube sempre ter o controlo do jogo. Procurar os passos, fazê-los também correr e fomos crescendo no jogo. Fomos obrigando o adversário a correr muito e fomos criando as nossas oportunidades. O Estoril também, muito forte nas transições, muito forte nas ações verticais com homens muito rápidos na frente. Nós soubemos sempre controlar, mas realmente esse tipo de ações foi de controlo e foram ações de perigo. Mas penso que a equipa esteve sempre estável. Fizemos o 1-0, a nossa missão na segunda parte foi tentar aumentar a qualidade do nosso jogo. Tentar marcar o mais cedo possível o 2-0. Fomos criando algumas oportunidades e depois os golos surgem com alguma naturalidade. Por isso, satisfeito com os três pontos, que era o mais importante, sentir que os adeptos estão com a equipa, que também é muito importante.
- O que é que pretendeu com a introdução de Beste e recuo de Aursnes no meio-campo?
- Também procurar. Nós tentamos sempre perceber como é que o adversário joga e tentar ter largura, com o Beste na esquerda, com Bah na direita. Ter gente por dentro. Ter gente com qualidade para construir. Frederik conhece muito bem o jogo, joga em várias posições, mas também joga em várias posições no meio-campo e foi essencialmente isso, porque já sabíamos que o jogo ia estar apertado de início, pela forma como o Estoril defende. Então tínhamos que tentar ter jogadores bem abertos na largura e depois ter um bom controlo do jogo com a bola, saber rodar o jogo, saber procurar os passos e acho que a equipa conseguiu.
- O Benfica termina mais um jogo sem sofrer golos.
- É do trabalho de equipa. Os avançados são muito importantes. na forma como nós pressionamos. Na forma como nós condicionamos os adversários. Por isso, trabalho de equipa. A forma como os jogadores durante estes 3 meses e meio, quase 4, também tem vindo a trabalhar para tentar pôr em prática as nossas ideias. Mérito também dos jogadores.
- Pegou na equipa a 5 pontos do primeiro lugar. Com o Benfica agora no primeiro lugar deixa de ser um jogo decisivo, o dérbi?
- O próximo jogo é um jogo importante, mas não é nada decisivo, porque a maneira como o campeonato está, eu acredito que isto vai ser muito competitivo até ao final. Nós neste momento estamos em primeiro no Natal. Queremos estar em primeiro na passagem de ano. Queremos estar em primeiro no Carnaval, na Páscoa e no final do ano. O nosso objetivo tem de ser de trabalho, a cada momento corresponder, vencer os 3 pontos para chegarmos ao fim em primeiro lugar, que é o nosso objetivo.