Borja a justificar as oportunidades

SC Braga Borja a justificar as oportunidades

NACIONAL20.04.202309:41

Chamado para a pré-época do SC Braga depois de cedência de uma temporada aos turcos do Alanyaspor, Cristián Borja ultrapassou com alguma dificuldade a primeira avaliação e esteve a um passo de nova cedência. Mas foi resistindo à dispensa na sombra de Sequeira, o titular indiscutível no lado esquerdo da defesa, mesmo com margem de manobra bastante escassa.

Na primeira fase da época, o colombiano jogou pouco e até ao início de novembro contabilizava apenas dois jogos, ambos como suplente utilizado precisamente na rendição a Sequeira. Cinco minutos frente Malmo na fase de grupos da Liga Europa, sete minutos frente ao Rio Ave e foi tudo...

No mercado de inverno a possibilidade de saída voltou a colocar-se, mas apesar dos convites que tinha da Turquia ainda como eco da excelente passagem pelo Alanyaspor, o esquerdino colombiano arriscou uma vez mais continuar em Braga. Um risco elevado, pois quando abriu a janela de transferências Borja tinha unicamente sete partidas pelos guerreiros e apenas 90 minutos em duas e numa competição alternativa como a Taça da Liga. Não tinha a menor garantia, portanto, de ser chamado mais vezes.


Todavia, o lateral  foi conquistando o reconhecimento de Artur Jorge pouco a pouco e 2023 não tem sido um ano mau para ele. Uma realidade a ganhar evidência particularmente neste mês de abril, com quatro jogos de uma assentada realizados com a camisola dos guerreiros, algo que acontece pela primeira vez esta temporada.

Como em anteriores situações, Borja foi chamado à equipa para render Sequeira, que entretanto se lesionou, mas a resposta desta vez tem sido muito apreciável e o esquerdino está a justificar as oportunidades. O sul-americano, de resto, acaba de realizar os primeiros dois jogos consecutivos  completos pelo SC Braga esta época, somando 90+90 minutos frente a Nacional e Gil Vicente.

Talvez acusando a peculiaridade do momento, o colombiano terminou o jogo com os galos de rastos e com necessidade de receber assistência médica, mas assinou certamente o seu melhor jogo do ano.