«Bobby Charlton podia chutar de Manchester e marcar no Rio de Janeiro»
Pelé e Bobby Charlton (Foto: Ulmer/IMAGO)
Foto: IMAGO

«Bobby Charlton podia chutar de Manchester e marcar no Rio de Janeiro»

INTERNACIONAL21.10.202318:36

Famosa frase de Pelé sobre o médio inglês, de quem era amigo, volta hoje a ser lembrada

Bobby Charlton podia chutar de Manchester e marcar golo no Rio de Janeiro

Bobby Charlton, hoje falecido aos 86 anos, era a grande figura do futebol inglês e uma das maiores do planeta. Campeão do Mundo e vencedor da Bola de Ouro em 1966, conquistou a Taça dos Champeões Europeus ao serviço do Manchester United dois anos depois. Foi duas vezes segundo classificado na eleição da France Football em 1967 e 68, atrás respetivamente do húngaro Florián Albert e do companheiro de equipa George Best.

O médio britânico tornou-se famoso pela capacidade de jogar com bastante à-vontade com ambos os pés, fosse a conduzir, a passar a bola ou a rematar, tendo à sua disposição um tiro fortíssimo. Rápido, com bom drible e excelente finalização, foi um dos melhores jogadores do seu tempo. Hoje, um pouco por todo o lado, recupera-se uma frase do também já falecido Pelé, de quem era amigo, que retrata a sua maior arma: «Bobby Charlton podia chutar de Manchester e marcar golo no Rio de Janeiro!» 

Pelé e Bobby Charlton apenas se defrontaram uma vez em fases finais de Campeonatos do Mundo. No Chile, em 1962, o médio integrou a seleção dos 'três leões' e as equipas cruzaram-se nos quartos de final, mas o 'Rei' estava lesionado. O que nem por isso salvou a Inglaterra da eliminação. Em 1966, no Mundial da glória inglesa, o 'Escrete' saiu ainda na fase de grupos, com um Pelé diminuído novamente fisicamente depois dos confrontos com Bulgária e Portugal. Por fim, em 1970, no México, o encontro deu-se no segundo jogo, com os sul-americanos novamente a levar a melhor, com um golo de Jairzinho.