Morreu o lendário Bobby Charlton
Bobby Charlton e Eusébio, no dia da festa de homenagem ao «pantera negra» no Estádio da Luz, a 2 de Dezembro de 1992. (ASF/PRESS PHOTO AGENCY)

Morreu o lendário Bobby Charlton

INTERNACIONAL21.10.202316:10

Campeão do mundo pela Inglaterra em 1966 faleceu aos 86 anos

Morreu o lendário Bobby Charlton, aos 86 anos.

«É com grande pesar que partilhamos a informação de que Sir Bobby morreu, em paz, nas primeiras horas da manhã deste sábado. Ele estava rodeado pela família», refere o comunicado divulgado pela família.

O Manchester United, clube onde Bobby Charlton ganhou notoriedade, no qual jogou duas décadas, destaca «um herói para milhões, não apenas em Manchester, nem apenas no Reino Unido, mas onde quer que se jogue futebol».

«Era admirado tanto pelo desportivismo e pela integridade, como pelas suas extraordinárias qualidades enquanto futebolista. Sir Bobby será sempre lembrado como um gigante do jogo», acrescentam os 'red devils'.

Sobrevivente do desastre aéreo de Munique, Bobby Charlton fez 758 jogos e 249 golos pelo Manchester United, clube pelo qual três campeonatos de Inglaterra, uma FA Cup e o título europeu de 1968, frente ao Benfica, em Wembley. Mais tarde foi diretor dos 'red devils' durante 39 anos.

Ao serviço da seleção inglesa somou 106 internacionalizações e 49 golos, sagrando-se campeão do mundo em 1966.

Bobby Charlton morre três anos depois do seu irmão Jack, outro nome lendário do futebol inglês, com carreira no Leeds. Geoff Hurst é agora o único jogador da final do Mundial de 1966 ainda vivo.