Boavista: João Gonçalves e Luís Pires com paragens prolongadas e baliza entregue a jovem de... 17 anos
Dono da baliza dos axadrezados estará ausente da competição durante vários meses. (Foto: IMAGO)

Boavista: João Gonçalves e Luís Pires com paragens prolongadas e baliza entregue a jovem de... 17 anos

NACIONAL12.09.202413:40

Panteras informam que ambos os guarda-redes sofreram lesões graves e vão ser operados; Tomé Sousa prepara-se para assumir o posto

Alerta na baliza do Boavista: João Gonçalves e Luís Pires sofreram graves lesões e terão pela frente paragens (bastante) prolongadas.

O emblema axadrezado informou, esta manhã, que os dois guarda-redes constam do boletim clínico, uma vez que ambos «sofreram, no treino da passada terça-feira, roturas do ligamento cruzado anterior do joelho».

Ainda segundo a referida nota, tanto João Gonçalves como Luís Pires «vão ser submetidos a uma intervenção cirúrgica nos próximos dias, estimando-se um período de recuperação prolongado para ambos os atletas».

Momentos depois, o guarda-redes César Dutra foi anunciado como reforço:

Tendo em linha de conta as especificidades das lesões, tanto João Gonçalves como Luís Pires deverão estar parados durante vários meses, sendo que, na melhor das hipóteses, poderão aspirar a regressar aos relvados somente na parte final da temporada. Recorde-se que João Gonçalves tem sido um dos indiscutíveis do Boavista: depois dos 37 jogos na época passada, na temporada em curso já levava 4. É, pois, um enorme revés para Cristiano Bacci.

Perante este cenário, está aberta a porta para um jovem de apenas... 17 anos. Tomé Sousa, que, à partida, seria o terceiro guarda-redes do plantel boavisteiro, vai ser o dono da baliza nos próximos tempos.

No final da época passada, Tomé Sousa renovou contrato até 2028. (Foto: Boavista)

Natural da Maia, Tomé Sousa (que soma duas internacionalizações pelos sub-18 de Portugal) realizou toda a sua formação no Boavista e já desde a época passada que está integrado no plantel principal. Ainda não contabilizou nenhum jogo pela elite boavisteira - na temporada em curso até já foi utilizado nos sub-19 -, pelo que a estreia está ao virar da esquina. Na próxima segunda-feira (20.15 horas), o dono da camisola 76 irá defender as redes da pantera no reduto do Estrela da Amadora, a contar para a 5.ª jornada da Liga. Será, ao que tudo indica, o primeiro dia do resto da vida de Tomé Sousa...