Boavista prolonga mau momento... Farense continua a subir
Farense vence no Bessa (Foto: MANUEL FERNANDO ARAUJO/Lusa)

Boavista prolonga mau momento... Farense continua a subir

NACIONAL12.11.202317:35

Panteras somaram a terceira derrota consecutiva e já não vencem para a Liga quase há dois meses; leões algarvios alcançaram o... terceiro triunfo seguido para o Campeonato

Final da partida! Boavista 1 Farense 3

Vitória justíssima dos algarvios. Elves Baldé levou os leões de Faro em vantagem para o intervalo, depois de aproveitar um desentendimento entre Chidozie e João Gonçalves, mas, já perto do fim, o Boavista conseguiu chegar ao empate, quando Bozenik deu o melhor seguimento a uma assistência de Martim Tavares. O período de compensação prometia ser de grande emoção e... foi mesmo. O triunfo podia cair para qualquer dos lados, percebia-se, e caiu para os forasteiros. Fabrício Isidoro, com um bom remate de fora da área, voltou a dar vantagem ao Farense, e Rafael Barbosa, com um golaço, sentenciou o desafio.

Golo do Farense! 1-3

Uma obra prima de Rafael Barbosa! Do meio da rua, descaído para o flanco esquerdo, o criativo do Farense remata em arco e não dá a mínima hipótese de defesa a João Gonçalves. Um monumento do número 8 dos algarvios!

90+5': Grande oportunidade para o Farense! Transição rápida dos algarvios, assistência perfeita de Bruno Duarte para Rui Costa que, isolado, na cara de Ricardo Velho, remata ao poste esquerdo da baliza contrária.

Golo do Farense! 1-2

Fabrício Isidoro aproveitou uma segunda bola, progrediu alguns metros pelo corredor central, sempre com a bola controlada, e ainda de fora da área visou a baliza boavisteira, fazendo o esférico entrar junto ao poste direito de João Gonçalves. A formação de José Mota está novamente na frente do marcador e... já em período de compensação.

Seis minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte.

90': Cartão amarelo a Martim Tavares (Boavista).

89': Dupla substituição no Farense, com as saídas de Pastor e Belloumi, para as entradas de Francisco Delgado e Rafael Barbosa.

Golo do Boavista! 1-1

Martim Tavares trabalhou bem à entrada da área, assistiu Robert Bozenik e o ponta de lança eslovaco, ligeiramente descaído para a esquerda, já dentro da área, remata para o fundo das redes da baliza de Ricardo Velho. Está feito o empate no Estádio do Bessa e os instantes finais prometem ser de enorme emoção.

84': Cartão amarelo a Chidozie (Boavista).

80': Cartão amarelo a Fabrício Isidoro (Farense).

77': Substituição no Boavista, com a saída de Miguel Reisinho para a entrada de Vukotic.

76': Substituição no Farense, com a saída de Matheus Oliveira para a entrada de Fabrício Isidoro.

74': Cruzamento da direita de Salvador Agra e cabeceamento de Bozenik para defesa segura de Ricardo Velho.

68': Remate de meia-distância de Berna Conceição, mas a bola saiu muito ao lado do poste esquerdo da baliza de Ricardo Velho.

67': Na primeira ação desde que foi lançado em jogo, Rui Costa tentou visar a baliza de João Gonçalves, com um remate de fora da área, mas a bola saiu à figura do guarda-redes do Boavista.

66': Dupla substituição no Farense, com as saídas de Vítor Gonçalves e de Elves Baldé, para as entradas de Facundo Cáseres e de Rui Costa.

56': Tripla substituição no Boavista, com as saídas de Onyemaechi, Masaki Watai e Tiago Morais, para as entradas de Filipe Ferreira, Berna Conceição e Martim Tavares.

54': Boa oportunidade para o Boavista! Cruzamento da direita de Salvador Agra, corte de cabeça de Gonçalo Silva ao primeiro poste, e Rodrigo Abascal, ao segundo poste, a rematar de pé esquerdo, levando a bola a tirar tinta ao poste direito da baliza defendida por Ricardo Velho.

52': Mais uma boa oportunidade de golo para o Farense! Cruzamento da esquerda de Vítor Gonçalves e desvio de cabeça de Belloumi, com a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza defendida por João Gonçalves.

50': Cartão amarelo a Miguel Reisinho (Boavista).

Estão 6.520 espectadores no Estádio do Bessa.

47': Boa oportunidade de golo para o Farense! Belloumi encheu-se de fé e ainda de fora da área rematou forte, mas João Gonçalves atento às intenções do extremo argelino dos algarvios, realizou uma excelente intervenção e impediu o segundo golo dos leões de Faro.

Início da segunda parte!

Não há alterações nas equipas relativamente aos jogadores que saíram para o descanso. Recorde-se, que, ainda na primeira parte (40'), Petit já havia operado uma substituição, com a saída de Makouta para a entrada de Luís Santos. Rola a bola na etapa complementar. Saiu, agora, o Farense.

Intervalo! Boavista 0 Farense 1

Os algarvios vão para o descanso em vantagem e de forma totalmente justa. Até foi o Boavista a começar por assumir as rédeas do encontro e a tentar inaugurar o marcador - Bozenik, logo aos quatro minutos, rematou a rasar o poste direito da baliza de Ricardo Velho -, mas o Farense soube aguentar a pressão inicial das panteras e, depois, começar a carburar. Não foi, pois, de estranhar que a formação de José Mota chegasse à vantagem, aos 29 minutos: Elves Baldé, depois de lançado em velocidade por Talocha, aproveitou um desentendimento entre Chidozie e João Gonçalves e, com a baliza escancarada, só teve de encostar para o fundo das redes. Poucos instantes depois, Bruno Duarte, de cabeça, ficou perto do segundo. O mesmo aconteceu aos 43 minutos e com laivos de... 'escândalo': transição rápida dos algarvios, passe de Matheus Oliveira para Elves Baldé, e o número 7, completamente isolado, rematou ao lado da baliza de João Gonçalves. O Boavista terá de melhorar significativamente na etapa complementar para conseguir inverter o rumo dos acontecimentos.

Dois minutos de tempo adicional mínimo para esta primeira parte.

43': Que perdida incrível! Transição rapidíssima do Farense (na sequência de um pontapé de canto a favor do Boavista), Matheus Oliveira chamou a velocidade de Elves Baldé, pelo corredor direito, com o extremo, numa situação em que o Farense estava em superioridade numérica (2x1), a tentar o bis, mas o remate do número 7 nem sequer seguiu na direção da baliza de João Gonçalves. Os algarvios tiveram tudo para poderem aumentar a vantagem...

42': Pontapé de canto batido por Salvador Agra no flanco direito e cabeceamento de Chidozie por cima da barra da baliza de Ricardo Velho.

40': Substituição no Boavista: sai Makouta e entra Luís Santos.

32': Novamente o Farense a criar perigo! Livre batido por Matheus Oliveira na meia-direita e Bruno Duarte, ao primeiro poste, a pentear o esférico, levando-o a sair a milímetros da barra da baliza de João Gonçalves.

Golo do Farense! 0-1

Passe longo de Talocha a chamar a velocidade de Elves Baldé, João Gonçalves já tinha saído dos postes para intercetar a bola, mas, sem se aperceber da presença do seu guarda-redes, Chidozie tentou atrasar, de cabeça, o que permitiu ao extremo do Farense ficar com a baliza escancarada e, dessa forma, Elves Baldé só teve de encostar para o primeiro golo da tarde no Estádio do Bessa. Está na frente o conjunto algarvio.

28': Matheus Oliveira, junto ao bico esquerdo da grande área do Boavista, rematou em arco, mas a bola saiu com pouca força e João Gonçalves não teve qualquer dificuldade em encaixar.

17': Novamente o Farense a acercar-se da baliza do Boavista! Desta feita, o protagonista foi Elves Baldé que, na sequência de um pontapé de canto do lado esquerdo, bateu a bola muito chegada à baliza e obrigou João Gonçalves a aplicar-se a fundo, socando a bola da zona de perigo, onde estava Zach Muscat à espera de uma falha do guarda-redes boavisteiro para encostar para o fundo das redes.

16': Primeira aproximação do Farense à área do Boavista. Livre lateral cobrado por Matheus Oliveira, a bola foi metida ao segundo poste, mas quando Gonçalo Silva tentou chegar ao esférico viu Onyemaechi ceder canto.

14': Onyemaechi aproveitou uma sobra de bola proveniente de um alívio da defensiva algarvia e, de muito longe, tentou a sua sorte, com um remate de pé esquerdo, mas o esférico ganhou demasiada altura e saiu bastante por cima da barra.

11': Tiago Morais, descaído para o flanco esquerdo, rematou em arco, mas a bola saiu à figura de Ricardo Velho.

4': Boa oportunidade para o Boavista! Cruzamento da esquerda de Tiago Morais e remate de primeira de Robert Bozenik, de pé esquerdo, levando a bola a passar a centímetros do poste direito da baliza defendida por Ricardo Velho.

2': Remate cruzado de Masaki Watai, de longe, com a bola a sair muito ao lado do poste esquerdo da baliza de Ricardo Velho.

Início da partida!

Saiu o Boavista. Os axadrezados, enquanto equipa visitada, jogam com o seu equipamento tradicional, ao passo que o Farense apresenta-se todo de amarelo, um dos seus equipamentos alternativos.

A partida desta tarde tem também um significado muito especial para Petit: o treinador do Boavista vai completar 350 jogos enquanto técnico principal. Boavista (188), B SAD (66), Tondela (42), Marítimo (25), Moreirense (20) e Paços de Ferreira (9).

Sobem as equipas ao relvado do Bessa. Ao contrário do que costuma ser habitual, as bancadas estão, hoje, algo despidas de público...

A tarde está cinzenta na cidade do Porto - o registo maior nesta altura diz respeito ao intenso nevoeiro - e a chuva ameaça estar presente no Estádio do Bessa ao longo dos 90 minutos. O relvado do anfiteatro axadrezado aparenta estar em boas condições e, como tal, é de esperar um jogo bastante disputado entre Boavista e Farense.

Petit não faz qualquer alteração relativamente ao onze que tinha apresentado na última jornada, diante do Rio Ave, ao passo que José Mote promove uma mexida na equipa titular: Marco Matias (lesionado) é substituído por Elves Baldé.

Treinador (Farense): José Mota

Farense (suplentes): Luiz Felipe, Francisco Delgado, Igor Rossi, Artur Jorge, Facundo Cáseres, Rafael Barbosa, Fabrício Isidoro, Rui Costa e Cristian Ponde

Farense (4x2x3x1): Ricardo Velho; Pastor, Gonçalo Silva C, Zach Muscat e Talocha; Cláudio Falcão e Vítor Gonçalves; Belloumi, Matheus Oliveira e Elves Baldé; Bruno Duarte

Treinador (Boavista): Petit

Boavista (suplentes): Tomé Sousa, Bruno Lourenço, Luís Santos, Joel Silva, Vukotic, Filipe Ferreira, Jeriel De Santis, Martim Tavares e Berna Conceição

Boavista (4x2x3x1): João Gonçalves; Salvador Agra, Chidozie, Rodrigo Abascal e Bruno Onyemaechi; Seba Pérez C e Makouta; Masaki Watai, Miguel Reisinho e Tiago Morais; Robert Bozenik

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal); Assistentes: Vasco Marques e Luís Viegas; 4.º Árbitro: Halim Shirzad; VAR/AVAR: Hugo Miguel e Nuno Pires

Já há equipas oficiais:

Já o Farense está numa fase bem mais positiva e chega ao Bessa depois de duas vitórias consecutivas para a Liga: 4-3 ao Rio Ave e 2-0 ao Arouca. Entre estes dois jogos, sublinhe-se, os algarvios sofreram uma derrota, mas para a Taça da Liga (2-4 frente ao Sporting). Aliás, tinham sido, precisamente, os leões (de Lisboa) a sentenciarem o último desaire dos leões (de Faro) para o Campeonato: 2-3, no dia 30 de setembro.

Depois de um arranque de temporada ao mais alto nível - que permitiu mesmo a chegada à liderança da Liga -, o Boavista vive, atualmente, um período menos positivo. A última vitória para a Liga já foi quase há dois meses (4-1 ao Chaves, a 18 de setembro), sendo que, daí para cá, os comandados de Petit perderam com SC Braga (1-4), Sporting (0-2) e Rio Ave (0-2), e empataram com Famalicão (2-2) e Moreirense (1-1). Pelo meio, acrescente-se, houve um triunfo, mas para a Taça de Portugal: 3-1 diante da Oliveirense.

Boa tarde! A 11.ª jornada da Liga passa pela cidade do Porto, mais concretamente pelo Estádio do Bessa. A partir das 15.30 horas, o Boavista recebe o Farense num duelo entre equipas que estão na zona intermédia da tabela classificativa, separadas apenas por dois pontos: as panteras têm 15, os leões de Faro 13. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este jogo entre portuenses e algarvios e contamos consigo, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!