Farense: «Sinto o grupo muito tranquilo e responsável»
O Farense joga neste domingo no Bessa, frente ao Boavista, e José Mota vê os seus jogadores empenhados em obter um bom resultado, que em caso de vitória, será a terceira consecutiva dos algarvios no campeonato.
Na antevisão ao jogo com o Boavista, José Mota elogiou o seu grupo de trabalho pelo «esforço e dedicação» que têm tido ao longo das dez jornadas já disputadas na Liga, e vê nos axadrezados um adversário complicado e que irá testar a evolução da sua equipa, que não perde há três jogos e segue com duas vitórias consecutivas. Por isso, o treinador deteta um grupo mais forte animicamente.
«As vitórias criam esse tipo de comportamentos, teremos que estar contentes com o desempenho da equipa. Há três jogos que não perdemos e foram três jogos extremamente difíceis, como são todos nesta liga, que é muita competitiva e nós temos tido, penso eu, bons comportamentos e sinto o grupo muito tranquilo, responsável e que se prepara muito bem», referiu.
«Estes meus jogadores têm consciência, não só das dificuldades, mas também da responsabilidade que têm tido ao longo destas jornadas. Estamos quase a terminar o primeiro terço do campeonato e temos tido bons comportamentos ao longo destas dez jornadas e já defrontamos adversários de grande valor, como o FC Porto, o Sporting e o SC Braga, que conseguem, naturalmente, conquistar pontos ou conseguir vitórias nos confrontos com os outros adversários de menor dimensão. O nosso comportamento é assinalável e os jogadores estão de parabéns por todo o esforço, dedicação e desempenho que têm tido», continuou nos elogios aos seus jogadores.
Sobre o adversário de amanhã, disse: «O Boavista é uma equipa muito competitiva e no seu estádio, que tem carisma e tradições, sabemos o que nos espera. Vai ser um jogo muito difícil, em que temos que defrontar um adversário muito aguerrido e que nunca desiste. Tem tido qualidade e vai ser um jogo interessante. Pela nossa parte, sabemos o que temos a fazer, temos que ter um bom comportamento, com os níveis de concentração muito elevados. E ter a ambição que temos demonstrado muitas vezes. Estamos a tentar ser uma equipa em evolução constante e este é mais um desafio de grande dificuldade para podermos demonstrar essa mesma evolução», espera.
Sobre o facto de os algarvios ocuparem o primeiro lugar das equipas que praticam futebol direto, numa análise do CIES a 27 ligas a nível mundial, José Mota afirmou que isso é o resultado do trabalho semanal, aplicado nos jogos. «São dados interessantes. Nós trabalhamos muito para que tal aconteça, não sabia que estávamos em primeiro. Sabemos que somos uma equipa que após recuperarmos a bola ao adversário, tentamos rapidamente chegar à baliza, e temos feito isso. Se repararem, nós somos uma das equipas com mais golos marcados esta época nos campeonatos portugueses e integrando as taças, estamos em quinto ou sexto lugar. Isso é sinal de que o nosso trabalho semanalmente é assimilado pelos jogadores, que tentam aplicar esse mesmo trabalho nos jogos. E quando isso acontece, é claro que o treinador fica contente, motivado e satisfeito com esse resultado e, fundamentalmente, com o produto final do trabalho. Há aspetos aqui também importantes: na nossa equipa todos fazem golos, não temos uma só referência a fazer golos, todos jogam perto da baliza adversária e isso é muito bom para o treinador, porque vê o trabalho realizado semanalmente, produzir os seus efeitos a nível de jogo», expressou.